Jornalista brasileira compartilha os vídeos de sua viagem ao Sri Lanka no SnapChat

16 nov, 2014
DANY COLARES
Esta?tua de ouro do Buda no Sri Lanka é Patrimo?nio da UNESCO
Esta?tua de ouro do Buda no Sri Lanka é Patrimo?nio da UNESCO

Da redação

A jornalista Dany Colares acaba de embarcar em uma viagem única para o Sri Lanka. Dona do blog de viagens Feriado Pessoal e colaboradora do Roteiros Incríveis, Dany quer mostrar a viagem em tempo real através do SnapChat, um aplicativo de mensagens com base em imagens que permite que cada vídeo ou foto seja vista por um curto espaço de tempo.

Dany já desembarcou em Colombo, capital do Sri Lanka, e está usando o aplicativo para mostrar os detalhes reais de uma viagem tão diferente. “Como os vídeos neste aplicativo não tem edição, não tem retoques, não tem demora, o que você vê é o que está acontecendo naquele momento, exatamente daquela maneira. Pra acompanhar a viagem mais de perto, só estando do meu lado”, diz Dany.

Dany Colares no topo da Sigirya Rock, no Sri Lanka
Dany Colares no topo da Sigirya Rock, no Sri Lanka

Os vídeos em tempo real já são usados por vários outros personagens da internet nos EUA e na Europa, mas ainda é pouco usado por brasileiros em suas viagens. O objetivo de Dany é difundir no Brasil essa nova maneira de compartilhamento muito mais próximo e imediato. É como contar o que está acontecendo naquele exato instante pra um amigo que não pôde viajar com você.

“Eu acompanho algumas pessoas que fazem vídeos super divertidos e informativos e quero mostrar isso aos brasileiros. Uma das vantagem pra mim é a que você não precisa fazer download de nenhum vídeo e nem se preocupar em apagar depois. O vídeo está lá, você assiste no celular, acaba de ver e automaticamente ele some do servidor. Pronto. Não ocupa espaço na memória nem nada,” explica.

A atualização em tempo real também é outro ponto importante dessa idéia. “Sempre que volto de uma viagem eu escrevo textos contando tudo, publico as fotos que fiz e edito os vídeos que gravei. Mas isso leva tempo. O 1º vídeo de uma viagem costuma ir ao ar depois de uma semana do fim da viagem. Com este aplicativo a coisa é imediata. E esse é o grande charme da coisa toda. O ruim é que se eu errar, gaguejar, cair ou aparecer descabelada não tem como esconder”, brinca. Para acompanhar a viagem de Dany, procure o perfil dela no SnapChat: danycolaress.

Sobre o SnapChat
Para acompanhar as viagens dos usuários, ou mesmo para manter contato com os amigos basta baixar o aplicativo no celular, que é grátis, adicionar as pessoas através da sua agenda de telefone e começar a usar. É possível também buscar pessoas pelo nome de usuário.

Em um mercado saturado de aplicativos, o primeiro a inovar se destaca. E foi isso o que aconteceu com SnapChat. Uma das grandes vantagens do aplicativo é que a principio, nada fica registrado na rede. Todas as fotos e os vídeos enviados desaparecem depois de alguns segundos. “É como conversar pessoalmente. Perdeu aquela piada? Não tem mais jeito”, aponta a jornalista.

Após capturar a imagem ou vídeo a ser enviado, o aplicativo permite decidir sua duração, que pode ser de no máximo 10 segundos. Depois que o tempo acaba a imagem ou vídeo é removido automaticamente do dispositivo. E mesmo que alguém decida fazer um print screen da tela do celular para guardar a imagem, o app avisa a quem enviou.

Dany Colares, 31 anos, é jornalista, nasceu em Belém e há cinco anos mora na Europa. Morou cinco anos na Espanha onde fez dois mestrados em cinema e televisão e desde o ano passado se mudou para Londres, de onde screve seu blog de viagens, o Feriado Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 thoughts on “Jornalista brasileira compartilha os vídeos de sua viagem ao Sri Lanka no SnapChat”

  1. Confesso que nem nos melhores sonhos, imaginava que Sri Lanka tinhas algumas coisas maravilhosas. Na verdade, tive que pegar um mapa ‘mundi’ para saber aonde ficava. Agora já sei!