Confira dicas para garantir o sucesso das suas férias de verão

Da redação

8 dez, 2014
Dicas simples podem garantir o sossego das suas sonhadas férias | Tina Magalhães
Dicas simples podem garantir o sossego das suas sonhadas férias | Tina Magalhães

 

Planejar uma viagem é sempre uma delícia, mas não é tarefa fácil – principalmente na alta estação. São várias etapas a serem cumpridas: desde definir o orçamento até a decisão da compra, passando pela escolha do destino e dos serviços que você precisa contratar para garantir o sossego durante esse momento tão sonhado durante todo o ano. Listamos abaixo algumas dicas simples que podem transformar as suas férias em uma daquelas viagens inesquecíveis.


Escolha do destino »

A escolha do destino onde você vai passar as suas sonhadas férias pode ser a parte mais divertida, mas também é a mais difícil – principalmente se você tem muitas opções em mente. O primeiro passo é decidir que tipo de viagem você gostaria de fazer: cultural, sossegada, romântica, com baladas, de aventura ou tudo misturado?

Se você sonha com tranquilidade e sossego, procure checar a melhor época para evitar surpresas desagradáveis. Muitos destinos de verão ficam lotados na alta estação e a sua viagem pode virar um pesadelo. Se busca por natureza, há recantos tranquilos e quase intocados para você aproveitar as suas férias dos sonhos. 

Mas se o que você quer é sol de dia e agitação de noite, não faltam opções entre as badaladas praias do litoral brasileiro durante a estação mais quente do ano.

São Miguel dos Milages, no litoral de Alagoas, é um dos destinos mais badalados do verão | Tina Magalhães
São Miguel dos Milages, no litoral de Alagoas, é um dos destinos mais badalados do verão | Tina Magalhães
Icaraizinho de Amontada, no Ceará: para quem busca por natureza e tranquilidade | Tina Magalhães
Icaraizinho de Amontada, no Ceará: para quem busca por natureza e tranquilidade | Tina Magalhães
Paraty, no litoral fluminense: ilhas rodeadas de mata atlântica | Tina Magalhães
Paraty, no litoral fluminense: ilhas rodeadas de mata atlântica | Tina Magalhães
Fernando de Noronha é destino dos sonhos no verão | Ana Angélica Pinheiro
Fernando de Noronha é destino dos sonhos no verão | Ana Angélica Pinheiro

 

Compre com antecedência »

Assim que decidir o destino comece a pesquisar os serviços que precisa para garantir boas tarifas de passagens aéreas e hotéis, entre outros serviços como aluguel de carros ou tranfers – alguns hotéis incluem o serviço no pacote. Se a sua viagem é para o exterior, contratar um seguro viagem é fundamental.

A dica é avaliar qual o tipo de cobertura que você precisa e comparar preços. Quem consegue se planejar e comprar com antecedência sempre vai encontrar um preço mais atraente. Se ainda não decidiu para onde ir, fique de olho nas promoções de última hora, elas sempre aparecem e podem garantir as suas férias com um ótimo custo-benefícios. Depois da compra, é hora de começar a planejar o roteiro da sua viagem.

 

Roteiro da viagem »

Listar tudo o que você gostaria de fazer para aproveitar cada minuto da sua viagem é uma etapa bem gostosa. Em uma pesquisa na Internet você descobre facilmente as atrações da temporada, como festas e exposições, e já pode adquirir alguns ingressos com antecedência. Um mergulho na cultural local é uma ótima pedida para conhecer melhor o destino que você escolheu. 

Outra dica é conferir dicas de quem já foi – muitas vezes são informações preciosas que podem evitar momentos desagradáveis. Importante: esteja aberto para mudar seus planos e até tudo o que pensou em fazer durante a própria viagem, as surpresas boas podem fazer a diferença e deixar a experiência ainda mais bacana.

O barato que sai caro » 

Bom, bonito e barato: encontrou o pacote dos sonhos navegando na Internet? Antes de clicar e comprar por impulso, pesquise sobre a empresa que oferece os serviços. Muitos usuários postam depoimentos sobre os serviços quando voltam da viagem e isso pode ser de grande ajuda na hora da decisão da sua compra.

 

Acumule pontos e troque por passagens aéreas »

Muita gente que planeja uma viagem não se dá conta de que ações simples do dia a dia podem ajudar a acumular pontos para trocar por passagens aéreas. Participantes da rede de fidelização Multiplus, por exemplo, resgataram mais de 15 milhões de passagens aéreas nos últimos cinco anos, para destinos nacionais e internacionais.

Basta se planejar: você pode acumular pontos Multiplus ao transferir seus pontos dos cartões de crédito e escolher onde comprar produtos e serviços do dia a dia, você já está ganhando pontos. Na hora de viajar, se comprar passagens da TAM, fazer reservas de hotéis no Booking.com, ficar hospedado num dos hotéis na Accor, alugar um carro na locadora Movida ou fazer comentários de passeios e restaurantes no TripAdvisor, você ganha muitos pontos.

E no site da rede você troca seus pontos por passagens aéreas. Fique de olho nas promoções: algumas delas oferecem bônus no acúmulo de pontos e você pode até triplicar a pontuação. Mais uma dica: a Multiplus permite ao participante a compra, renovação e transferência de pontos para outro participante por meio de simples transações na rede, além de ser possível ao participante acessar sua conta e movimentações, acumular pontos nos estabelecimentos e buscar parceiros mais próximos (via geolocalização) com o aplicativo mobile, disponível nas versões iOS e Android.

Ações simples do dia a dia podem ajudar a acumular pontos para trocar por passagens aéreas
Ações simples do dia a dia podem ajudar a acumular pontos para trocar por passagens aéreas

 

Horário de verão »

Desde 19/10/2014 dez estados brasileiros (nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e o Distrito Federal estão em horário de verão – e adiantaram os relógios em 1 hora. As cidades do Nordeste, por exemplo, não têm horário de verão e é comum o viajante se confundir e perder o voo. Os bilhetes sempre exibem a hora do local do embarque, fique atento. O horário de verão terminará à zero hora do dia 22/02/2015.

Viagem com filhos »

Quem tem filhos já conhece a difícil tarefa de ocupar os dias da criançada durante as férias. Se você planeja uma viagem com os pequenos – principalmente se existe uma grande diferença de idade entre eles – precisa pensar nos interesses de toda a família antes de tomar a decisão final.

Quem viaja com crianças pequenas deve verificar antes se o destino escolhido e o hotel têm boas atrações infantis – para também garantir momentos de relaxamento para os pais. Muitos resorts e hotéis fazenda já oferecem pacotes com uma programação infantil inclusa, pesquise o que cabe no seu bolso e faça das férias um programa inesquecível para toda a família. Também vale checar a programação cultural na cidade escolhida para apresentar a cultura local para os pequenos.

Diversão garantida: Beach Park, no Ceará, ooferece 131 brinquedos interativos para crianças | divulgação
Diversão garantida: Beach Park, no Ceará, ooferece 131 brinquedos interativos para crianças | divulgação

 

Confira ofertas de hotéis »

Veja também:

11 destinos para viajar a dois »
11 praias para curtir o Nordeste »
Praias tranquilas para relaxar na Bahia»

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Confira dicas para garantir o sucesso das suas férias de verão”

  1. Olá. Estou indo a Buenos Aires, de 26/fev a 02/mar de 2015 e gostaria de saber que tipo(s) de roupa devo levar se quero, de dia, andar ao ar livre e visitar museus e, à noite, sair pra bares e restaurantes.