Religiosa, Bari é surpresa no Mediterrâneo

Por Christian Brandão

26 abr, 2010
Christian Brandão
Bari - Italia
Igrejas e símbolos relegiosos estão por toda a cidade de Bari

Não são muitos os viajantes que estendem o roteiro na Itália até a cidade de Bari. Apesar de pouco conhecida e distante dos locais mais visitados, o lugar guarda um incrível centro histórico banhado pelas verdes águas do Mediterrâneo.

Quando você chegar à religiosa Bari vai perceber que muitas das pessoas estão ali de passagem. A cidade possui um grande porto com navios para a Croácia, Albânia e Grécia.

Se estiver em trânsito, fique no mínimo uma noite. A comida, regada a muitos frutos do mar e combinada perfeitamente com a tradicional massa italiana, está entre uma das mais saborosas da Itália.

São Nicolau

A religião é outra marca. Vá até a basílica de São Nicolau, santo que inspirou nosso conhecido Papai Noel. É essencial. A cidade toda venera o santo. Ele não nasceu nem viveu em Bari, mas seus restos mortais estão ali.

De manhãzinha é comum ver as baixinhas e robustas velhinhas italianas – com roupas muito negras – a caminho da igreja. E por todas as esquinas e ruelas existe a imagem de um santo com diversas flores.

A basílica, construída no século 11, fica dentro dos muros que dividem a cidade antiga da nova.

O centro histórico é confuso, com diversas ruelas estreitas. Para não se perder pegue a via Venezia, que corre sobre a muralha e dá uma visão geral de Bari.

Enquanto a modernidade guarda lojas de departamentos, como a H&M, o centro histórico reserva deliciosos bares e restaurantes e uma agitada vida noturna.

O castelo de Svevo, levantado no século 12 pelos normandos, merece fotos. Perceba as diferentes torres. No interior, já bastante modificado, as atenções convergem para mostras e exposições.

Mais sobre Bari »

Veja mais roteiros na Europa » RoteirosIncríveis_Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *