Piscinas de Pamukkale, na Turquia, parecem irreais

Por Christian Brandão

10 maio, 2010
Colin Antill | fotoseeker.com
Pamukkle
Pamukkle: paisagem branca é pontuada por piscinas azuis

A visão de Pamukkle ao longe não é das mais reais. A cândida montanha turca parece ter criado bolsões para aprisionar a água azulada que escorre de seu topo.

Os banhos são permitidos e as piscinas se sustentam a quase 200 m de altura. Chegando lá você conclui que a Turquia guarda mais coisas extraordinárias além da Capadócia.

Se você entender turco vai adivinhar de cara o que te espera: Pamukkale significa “castelo de algodão”. Apesar de parecer um monte de neve ao longe, chegando às piscinas a sensação é outra.

Pamukkale-Turquia
Incríveis cenários naturais surpreendem em Pamukkale

As pedras são extremamente rígidas e a água quentinha, sempre acima dos 30°C. A cor tem variações conforme o dia cai. Brancas, azuladas e verdes, as águas de Pamukkale ganham cores avermelhadas quando o sol vai embora.

A explicação científica é que as águas quentes são ricas em minerais e por isso a formação das imensas bacias de água termal. A lenda conta que quem se banha nas águas do local, fica mais belo.

O lugar só foi possível devido à atividade tectônica. Motivo o qual, juntamente com a depredação humana, resultou na quase destruição da cidade de Hierápolis, localizada acima de Pamukkale.

Juntamente com Hierápolis, hoje em ruínas, a região, localizada a 650 km de Istambul e a 20km da cidade de Denizli, foi declarada pela Unesco Patrimônio Mundial em 1988. Não deixe de passar por lá, principalmente pelo antigo anfiteatro e as ruínas romanas.

Quando ir

O período da tarde não é a melhor escolha para visitas. As piscinas ficam cheias de gente, é difícil tirar uma foto só do local e o movimento de chegadas e saídas dos visitantes é intenso. Se conseguir, durma por uma noite nas imediações e vá logo ao amanhecer.

Veja mais roteiros na Turquia » 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *