Órgão do Mar, na Croácia, é um espetáculo do homem e da natureza

Por  Tatiana Perim

8 maio, 2016

Localizada na costa leste do Mar Adriático, Zadar é uma cidade historicamente disputada por diversos impérios: gregos, romanos, húngaros, otomanos, austríacos… Ela passou de mão em mão, e sofreu alguns abusos, como a I e II Guerra Mundial. Durante a II Guerra, Zadar foi invadida por tropas alemãs de Hitler, assim como diversas cidades da falecida Iugoslávia, sendo destruídas, depredadas e saqueadas.

Hoje, Zadar totalmente reconstruída, com uma população de quase 73 mil habitantes, tornou-se referência turística e exibe com muito orgulho sua identidade Croata. Totalmente recuperada da guerra, teve como parte da estratégia de reconstrução da cidade, a criação de atrativos para atrair turistas. Assim nasceu o Órgão do Mar, construído em 2005, é hoje um dos pontos altos da cidade. Sem dúvida uma das mais lindas e brilhantes estratégias pós-guerra.

Sons da natureza

O Órgão toca a música do Adriático e apresenta um espetáculo contínuo, sem fim, orquestrado pela mãe natureza e pela imaginação do homem.

O princípio do órgão é o mesmo que os das catedrais: som produzido pela passagem do ar. Só que aqui, esse ar é empurrado pela força da água do mar e do vento através das tubulações encravadas na escadaria de pedra, produzindo sons musicais aleatórios. Como o som depende do tamanho e da velocidade da onda, você nunca ouvirá a mesma música.

E quando anoitece, o espetáculo não para, fica ainda melhor. A força do sol se une a música do mar e o show fica completo. É a chegada da “Saudação ao Sol”. Trata-se de um espaço onde placas solares no chão captam a energia durante o dia, e durante a noite fazem um show de luzes maravilhoso.

Nikola Basic, o criador do Órgão do Mar, disse que queria criar uma obra que promovesse uma verdadeira conexão do homem com a natureza. Com certeza ele conseguiu.

Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog Motto Slow Travel

Veja mais roteiros na Europa » RoteirosIncríveis_Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *