Mirante proporciona uma vista incrível do fiorde de Aurland, na Noruega

Por Christian Brandão

18 maio, 2010
Visit Norway
stegastein-noruega
Estrutura permite ver abismo bem de perto

A estrada entre Aurland e Lærdal, na Noruega, impressiona pelos fiordes que a margeiam. Mas uma atração costuma chamar a atenção: o Stegastein. Uma estrutura de madeira de quatro metros de largura e 33 de comprimento permite que você se debruce sobre um imenso abismo.

A aproximadamente 6 km do centro de Aurland, uma cidadezinha de 1.800 habitantes, está o estacionamento que dá acesso ao local. A estrutura, uma espécie de passarela, fica a 640 metros acima do nível do mar. Conforme você anda, o Aurlandfjord, nome do fiorde onde fica a estrutura está, se descortina e o nó no estômago é inevitável.

stegastein-noruega
Estrutura tem 33 metros de comprimento

Apenas uma placa de vidro no final da estrutura te separa de uma queda iminente. Depois de conseguir chegar bem próximo e se debruçar na parede transparente, é relaxar e aproveitar o visual.

Finalizado em dezembro de 2005 e aberto ao público no ano seguinte, o mirante foi construído por Todd Saunders e Tommie Wilhelmsen, arquitetos vencedores de uma competição promovida pelo Departamento Norueguês de Estradas. Eles têm vários outros projetos que possuem o mesmo estilo do Stegastein.

stegastein-noruega
A incrível vista do fiorde de Aurland surpreende

A estrada

O trajeto entre a cidade de Aurland e o Stegastein fica aberta durante todo o ano. Já o trecho de 48 km que segue até Lærdal – que possui o maior túnel do mundo, com 24,5 km -, só pode ser percorrido de 1° de junho a meados de outubro. Também chamada de “estrada de neve”, atinge a altitude de 1.306 metros e, mesmo durante o verão, costuma ter gelo no asfalto.

Veja mais roteiros na Europa » RoteirosIncríveis_Europa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *