Confira um roteiro de um dia em Cascais, no litoral de Portugal

Por Clarissa Mattos

23 out, 2014

Visitar Cascais é uma ótima opção de passeio para quem vai ficar por alguns dias em Lisboa. A cidade litorânea fica a apenas meia hora de trem de Lisboa e dar uma escapadinha até lá é a dica para quem quer provar um pouco mais de Portugal.

Cenários de Cascais: cidade fica a cerca de 30 minutos de Lisboa | Clarissa Mattos/Bailandesa
Cenários de Cascais: cidade fica a cerca de 30 minutos de Lisboa | Clarissa Mattos/Bailandesa

Partindo da estação Cais do Sodré, dê um até breve à Lisboa e siga o fluxo do Rio Tejo até o Oceano Atlântico. Não desgrude os olhos da janela do trem: cartões-postais portugueses como a Torre de Belém e a Ponte de 25 de Maio vão passando e abrindo espaço para uma das rotas mais cênicas à beira mar. Em 32 minutos você chegará na charmosa vila portuguesa de Cascais.

Clarissa Mattos/Bailandesa
Torre de Belém, as margens do rio Tejo, um dos monumentos mais famosos de Portugal | Clarissa Mattos/Bailandesa

O clima em Cascais é de balneário, de vida à beira mar. No passado não era diferente – no século XIX, diversos abastados lisboetas curtiam o veraneio na idílica vila praiana.

Arquitetura de Cascais | Clarissa Mattos/Bailandesa
A fachada de azulejos da prefeitura de Caiscais | Clarissa Mattos/Bailandesa

Passeios

Claro que as praias são a atração principal, mas antes de correr pro abraço e mergulhar na água cristalina, aviso que a água é gelada! Também não deixe de aproveitar o centrinho e os seus terraços, lojinhas e restaurantes.

Centro de Cascais é cheio de lojinhas e restaurantes | Clarissa Mattos/Bailandesa
Centro de Cascais é cheio de lojinhas e restaurantes | Clarissa Mattos/Bailandesa

Outro passeio que não pode faltar é a ir de bicicleta até a praia do Guincho. São apenas 30 minutos e a bicicleta é gratis, basta passar em um dos postos BiCas: na estação de trem, na própria praia do Guincho ou no centro de Cascais.

Gastronomia

Há opção para todos os gostos e bolsos. O Fortaleza do Guincho é um dos melhores restaurantes de Portugal, mas existem muitos outros em Cascais. Inclusive restaurantes pequenos na praia que podem fechar muito bem o seu dia. Ah, não deixe de provar o sorvete Santini!

Há várias opções de restaurantes, no centrinho e na praia | Clarissa Mattos/Bailandesa
Há várias opções de restaurantes, no centrinho e na praia | Clarissa Mattos/Bailandesa

Como qualquer balneário que se preza, Cascais estará cheio na alta estação. Se puder, evite os meses de julho e agosto. Os bilhetes do trem podem ser comprados na própria estação Cais do Sodré.

O trem liga quase 26 km da costa portuguesa, com algumas praias que valem a pena conhecer, como a de Carcavelos. Se preferir, você pode visitar o lendário Cassino de Estoril ou saltar em São João do Estoril e seguir pelo paredão à beira mar até Cascais. São 3 km de vista para o mar e um brisa para aliviar o calor.

Os trens saem frequentemente do Cais do Sodré a partir de 5h30 da manhã e o último sai de Cascais à 1h30 da manhã. Confira aqui mais informações sobre a Linha de trem Cascais.

Veja também:

Visitar Cascais é um delicioso passeio em Portugal »

Veja mais roteiros na Europa »

Clarissa Mattos é uma baiana que atravessou o Oceano Atlântico não a nado, mas por amor. No blog Bailandesa, narra as dores e delícias da vida na Holanda, dá dicas de turismo e de cultura

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *