Cidade de Évora, em Portugal, parece um cenário

Por Christian Brandão

9 nov, 2010
Christian Brandão
Évora - Portugal / Christian Brandão
Évora fica no Alentejo, a cerca de 1h30 de Lisboa

Cercada de muros, Évora, em Portugal, parece um cenário. É possível em um só clique enquadrar um templo romano do século I, a pousada Lóios instalada em um antigo convento de 1485 e a catedral da cidade, de 1308. E o fantástico vai muito além. A igreja de São Francisco guarda uma atração de arrepiar: a capela dos Ossos.

A praça de Giraldo é um bom ponto de partida. Lá está a igreja das Mercês e um clima adorável. Sente e sinta o movimento. De lá parta para os principais atrações, entre igrejas e monumentos que fazem de Évora Patrimônio Histórico da Unesco desde 1986.

 

Lisboa   Roteiro sugerido » Lisboa é um pedacinho do Brasil

Capela dos Ossos

Até uma pitada brasileira se faz presente. O ouro da igreja de São Francisco veio todo de Minas Gerais. É neste local que foi erguida a estremecedora capela de Ossos. Na entrada a frase não é convidativa: “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Os guias contabilizam 5 mil corpos.

Com um clima bem mais leve, as ruelas apertadas que levam até a catedral, ou Sé, guardam pequenas lojinhas de artesanato – local exato para lotar a mochila daquelas pequeninas estatuetas de galos, a marca de Portugal.

Já suba atento à localização dos barzinhos. No final do dia sente em um deles, peça uma cerveja e saboreie os caracóis – com o melhor do tempero e sotaque português. Os pratos com caracóis aparecem sempre a partir de maio. Para encontrar, perca-se no aroma de orégano – que divinamente complementa o sabor desta iguaria.

Veja mais roteiros na Europa » 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Cidade de Évora, em Portugal, parece um cenário”