Delta do Parnaíba é grande emaranhado de águas e dunas

Por Christian Brandão

19 jul, 2010
Aureliano José Nogueira Neto
Delta do Parnaíba é grande emaranhado de águas e dunas
Delta do Parnaíba está repleto de paisagens exóticas

O Delta do Parnaíba, no Piauí, é difícil de definir. Do alto parece um grande quebra-cabeças onde as peças estão separadas por diversas línguas de água. Chegando lá você se depara com uma imensidão. São labirínticos 2.700 quilômetros quadrados de dunas, ilhas e águas.

Sinta-se privilegiado de estar em um lugar especial. São tantos ecossistemas emaranhados, que a região é quase única no mundo.

 

Ilha do Caju     Roteiro sugerido » Ilha do Caju é paraíso ecológico no Delta do Parnaíba

 

O local é praticamente virgem. Entre montes de areia de até 40 m e lagoas que lembram os Lençóis Maranhenses, turistas brasileiros e estrangeiros desbravam o Delta em busca de paisagens desconcertantes e, principalmente, de uma rica diversidade.

Apesar da imagem do Parnaíba estar diretamente relacionada ao Piauí, mais de 60% da área do delta está no Maranhão.

O Delta é tão único que somente em dois outros lugares no mundo um rio deságua dessa maneira em mar aberto: no Vietnã e na África.??O nome vem do formato triangular – mesmo desenho da letra grega Delta.

Os passeios são feitos de barco e divididos em diversos circuitos. Entre os mais conhecidos estão o Igaraçu, Ilha do Caju, Melancieira, Igarapé dos Periquitos e dos Poldros e Canárias.

 

Cenários surpreendentes

Os igarapés e mangues formados entre as mais de 70 ilhas são berço de todo tipo de animais e plantas. Conforme a água se torna mais salobra ou doce, a vida muda.

Deixe a máquina fotográfica sempre à mão. Peixes-boi, caranguejos, uma infinidade de aves e até jacarés costumam aparecer.??E não é só nas águas que os animais fazem a festa dos visitantes.

Sente às margens do rio Igaraçú e se delicie com a saborosa comida à base de frutos do mar. Uma das maiores especialidades do Delta é o caranguejo.

 

Veja também:

Praia de Barra Grande, no Piauí, é um dos paraísos do litoral do Nordeste »

Veja mais roteiros no Nordeste » 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

28 thoughts on “Delta do Parnaíba é grande emaranhado de águas e dunas”

  1. Acabei de voltar de uma viagem desta região,além disso é extremamente fácil aproveitar a viagem para ver os lençois maranhenses e jericoacoara.Na minha opinião o passeio de barco realizado no lado maranhanse é mais bonito.

  2. Esse Delta é um paraiso e é complementado com a Praia de Barra Grande do Camurupim, uma das minhas melhores férias na vida. Amei e vou voltar!

  3. O lugar é maravilhoso, mas a cidade de Tutóia podia ser um pouquinho mais bem cuidada e com mais suporte ao turismo. Mas a paisagem, a natureza, a comida, o sossego compensa qualquer coisa. Além dos Lençois, de Jijoca de Jericoacoara com seu pôr do Sol maravilhoso.

  4. Olá, sou piauiense e queria só dizer que a foto que ilustra a reportagem é da Praia Pedra do Sal, que faz parte do “complexo” do Delta, mas não é a foto que melhor ilustra nosso tão gradioso delta.

  5. É a cois mais linda você andar nas dunas do Delta Parnaiba e depois se refrescar no mar. Leve uma filmadora e registre tudo isso. Inesquecível. Carlos.São Paulo

  6. Curta o litoral do nosso Piauí, aliando a comercialização da ROTA DAS EMOÇÕES(Lençois,Delta,Jeri), COnheça BARRA GRANDE,Sitio do Homem Pré Historico Americano Sitio Serra da CApivara(Sao Raiumundo Nonato), CIdade de Pedro 2,NOssa Capital TEresina e desfrute da Sensação calorosa do nosso povo

  7. Para lembrar de nossa terra onde tomavamos banho e lavavamos a nossa roupa.É uma das melhores lembranças da minha infância que só é superada pelo nosso riacho.Delicie-se.

  8. Região de muita beleza natural intocada, apesar da estrutura turística deixar a desejar a natureza compensa, não deixem de visitar também a Praia do Coqueiro e Barra Grande, o novo xodó das praias brasileiras.

  9. Paraiso é pouco pra definir este lugar, são praias lindas e com pouco publico fora da temporada de ferias. Lugares fantasticos, e uma boa dica é conhecer a Lagoa do Portinho com suas dunas e as praias em especial a Pedra do Sal, com um belo visual como a foto da materia.

  10. O lugar é realmente indescritível!!! Lindo mesmo e muito bem preservado. Se for lá, aproveite para conhecer as belíssmas praias do Coqueiro, Barra Grande, e o imperdível pôr do sol na praia da Pedra do Sal (carinhosamente apelidada de Pedral). Não perca também as delícias do Restaurante Dedé, no Coqueiro. E o caranguejo da região é maravilhoso. Em Parnaíba, desfrute da noite na cidade, no Porto das Barcas, na Beira Rio e nos points da Avenida São Sebastião. Vale à pena conhecer o lugar.

  11. Passiei pelo Delta do Parnaíba no começo do ano e vi muitas paisagens lindas com seus rios afluentes, aves, hoteis e pousadas. Existem por essa região belas praias como: Pontal, Pedra-do-Sal, Luís Correia, Coqueiro, Barra Grande e todos esses lugares seriam mais visitados se a cidade de Parnaíba fosse a capital do Piauí como ja foi um dia.

  12. A região é simplesmente linda, so que esta faltando é a regularizaçao de voos para nossa cidade, temos um aeroporto internacional, inaugurado ha pouco tempo, mas que nao opera para receber voos regionais. Seria uma boa opção para se conhecer o Roteiro das Emoçoes (Delta Jeri e Lençois), ficando mais proximo dos outros destinos.
    Mas de qualquer forma, se nao conhece, venha conhecer, pois este lugar eh magico.

  13. Paraiso! Deus descança lá! Delta, dunas, aguas mornas e Barra Grande então, o vento dos kites. A 40 minutos um aeroporto internacional inaugurado 3 vezes!!! nenhum vôo! então 5h de busun indo por Teresina. Os politicos não querem movimento na area??? É a preservação. Confiram, aproveitem muuuito!

  14. É um sonho Parnaíba, Deus descança em Barra Grande, Delta e Rota das Emoções divinos. O Aeroporto Internacinal a 40 minutos do paraiso, foi inaugurado 3 vezes, nenhum vôo, é a preservação ambiental “politica” do Céu de Parnaíba. Não perca!

  15. 75% a 80% do Delta é maranhense, assim como a sua parte mais preservada e bela. Os melhores roteiros e as paisagens mais bonitas estão em Tutóia e Araioses. Conheça as Ilhas do Caju, Canárias, Cajueiro, aprecie as revoadas dos guarás, as dunas da Ilha do Caju, as belas praias do Pontal das Melancieiras, Praia do Amor, Guajeru, Poldros e muito mais..!!!

  16. Apartir do dia 2 de Julho, a Azul Linhas Aereas voltará a voar PARNAIBA, via Recife. Ou seja, quem tiver suas milhas pode usar pra ir pro Recife e de la pegar seu voo para Parnaiba num Jato da Embraer pra 100 pessoas. RECIFE-PHB=R$99, uma hora e meia de viagem. Em Parnaiba ha varias agencias de turismo e também locadoras de carros. Ha ônibus diariamente para Camocim, Tutoia, Sete Cidade e Ubajara todos os dias em diferentes horários. Conhecer Parnaiba e conhecer 3 estados em uma so viagem.