Istambul: metrópole agitada e riquíssima em história

Por Tatiana Perim

19 maio, 2012
TATIANA PERIM / MOTTO SLOW TRAVEL

 

Istambul
Mesquita Azul: símbolo religioso em Istambul | Tatiana Perim

 

Istambul é uma metrópole agitada, riquíssima em cultura, história e vida noturna. Cindida em dois pelo estreito de Bósforo, é a única cidade no mundo a se estender sobre dois continentes, Europa e Ásia, e por isso tem duas atmosferas distintas. Foi fundada no século 7 a. C. em um local cercado de defesas naturais, de onde era possível controlar o comércio no Bósforo.

Istambul
Sala principal da Mesquita Azul | Tatiana Perim

Durante 16 séculos foi uma grande capital imperial, primeiro do Império Bizantino e, depois dos sultões otomanos. Nota-se que o comércio sempre foi importante numa cidade que ligava os continentes asiático e europeu. Isso fica evidente nas muitas ruas que existem entre o Grande Bazar e a Ponte de Gálata.

Istambul
Estreito de Bósforo | Tatiana Perim

Por toda a parte, as mercadorias saem das lojas e avançam pela calçada. E se você parar um segundo e olhar melhor, vai notar que em qualquer arcada entre as lojas há pátios e ateliês, e os hans se encontram em frenética atividade.

Istambul
Entrada principal do Grand Bazar | Tatiana Perim

Com uma variedade aparentemente ilimitada de artigos, o Grande Bazar parece um labirinto e fica no centro de toda essa agitação comercial.

Istambul
Corredores infindáveis do Grand Bazar | Tatiana Perim

O Bazar Egípcio, igualmente colorido, porém menor, é mais fácil de conhecer. Mas, de todos os bazares, o Arasta Bazar foi o que mais me surpreendeu pela variedade e qualidade dos produtos.

Istambul
Produtos do Spice Market ou Bazar Egípcio | Tatiana Perim

É um lugar onde se pode adquirir com segurança artigos autênticos e preciosos vindos da Anatólia, Síria, Cáucaso, Irão, Ásia central, Yemen… e o ambiente é calmo e os comerciantes são afáveis.

Istambul
Arasta Bazar tem mais de 70 lojas e grande variedade de produtos | Tatiana Perim

O bazar tem mais de 70 lojas onde se pode encontrar roupas, sapatos, tapetes de vários tipos, bijuterias, cerâmica, jóias em ouro, prata e pedras preciosas, doces, antiguidades, tecidos, chás, etc. Gostei tanto desse bazar que o apelidei carinhosamente de “arrasta bazar”, pois foi o que fiz, um verdadeiro arrastão de compras.

Istambul
Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, foi construída pelo Império Bizantino | Tatiana Perim

Mas, na realidade, a palavra arasta em turco significa mercado associado a uma mesquita, e o Arasta Bazar fica atrás da Mesquita Azul e da Hagia Sophia. São mais de 3.000 mesquitas, inúmeros bazares, palácios, museus, e muitos restaurantes deliciosos.

Istambul
Praça no centro de Bursa | Tatiana Perim

Outro programa interessante é alugar um carro e explorar os arredores de Istambul, como Bursa e Izmir. As estradas são ótimas e tem até um ferryboat que encurta substancialmente o caminho. A ida a Bursa já vale só pelo kebap do ?skender, um restaurante local muito antigo onde o kebap original foi criado.

Istambul
Mercados de Bursa | Tatiana Perim

A área dos mercados no centro de Bursa é um agitado conjunto de ruelas e antigos pátios otomanos. As tendas vendem de tudo, mas o tecido é o que tornou a cidade famosa, especialmente rendas feitas à mão, algodão para toalhas e seda. Apesar que achei os produtos de Istambul de melhor qualidade comparando com Bursa.

Istambul
Igreja São Salvador, em Cora | Tatiana Perim

Istambul surpreendeu, fiquei impressionada com a riqueza da cidade e de sua história, a relação do turco com o islamismo, os afrescos bizantinos da ex igreja de São Salvador em Cora, o charme de Taksin e a infinidade de mercadorias e mercadores. É uma cidade incrível que pretendo voltar em um futuro próximo.

Istambul
Bonde nas ruas de Taksin | Tatiana Perim

 

Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog: Motto Slow Travel

Veja também:
Paisagens da Capadócia »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 thoughts on “Istambul: metrópole agitada e riquíssima em história”