Conheça as maravilhas do Laos

Por Tatiana Perim

9 jul, 2012
TATIANA PERIM / MOTTO SLOW TRAVEL
Laos
Templo budista de Vientiane: uma das maravilhas do Laos | Tatiana Perim

 

O Laos é um país do Sudeste Asiático, ex-colônia da França e uma das nações mais pobres da Ásia. Fica espremido entre a Tailândia, Vietnã e Camboja e é riquíssimo em diversidade cultural e maravilhas naturais. O país se encontra em uma encruzilhada entre o passado e o futuro, mantendo o exotismo místico da forte religiosidade e um ritmo descontraído de uma nação que mantém uma economia rústica, praticamente em sua totalidade, baseada na agricultura de subsistência. As tradições permanecem ainda muito fortes e suas culturas intocadas. O Laos provoca fascínio e inspira aventura, em meio a um povo simples e muito hospitaleiro.

Laos
Locais do Vilarejo Khmu | Tatiana Perim

Luang Prabang, cidade declarada patrimônio da Humanidade pela Uensco, fica entre dois rios – Mekong e Nam Khan – que não apenas são fonte de sustento para a população, como enfeitam ainda mais a região formada por montanhas e florestas.

Laos
Rio Mekong | Tatiana Perim

Com cerca de 16 mil habitantes, tem um clima de cidadezinha do interior, mas com o charme de uma cidade antiga cheia de história. Bicicletas e tuk-tuks rodam por toda parte em suas ruas pavimentadas, cheias de lojinhas charmosas e inúmeros restaurantes deliciosos. A cidade tem também um mercado noturno surpreendente, cheio de artesanato e encanto.

Laos - Mercado local em Luang Prabang
Mercado local em Luang Prabang | Tatiana Perim

Sua cultura, permeada pelo budismo, e em menor escala o animismo, é refletida em templos exuberantes e uma arquitetura peculiar, que mistura as tradições asiáticas e ocidentais. Um programa imperdível é acordar bem cedo para assistir à cerimônia morning alm, onde moradores locais oferecerem comida a mais de 300 monges, que deixam os monastérios após a primeira reza do dia. Depois vale uma visita ao mercado local, onde se pode ver muitas cores, artesanato, tecidos e comidas típicas.

Laos - Cerimônia morning alm em Luang Prabang
Cerimônia morning alm em Luang Prabang | Tatiana Perim

 

Laos
Moradora fazendo doação de comida aos monges em Luang Prabang | Tatiana Perim

A paisagem dos arredores de Luang Prabang é cheia de florestas tropicais com uma vegetação fascinante, a região abrange uma enorme biodiversidade em sua flora e fauna. Vale fazer uma trilha pelas montanhas ou um passeio de elefante para visitar os vilarejos mais afastados, como o Vilarejo Khmu, a 18km de Luang Prabang, onde laocianos observam os turistas com olhares curiosos.

Laos - Vilarejo Khmu
Vilarejo Khmu fica a 18km de Luang Prabang | Tatiana Perim

 

Laos - Vilarejo Khmu
Trekking para o Vilarejo Khmu | Tatiana Perim

Luang Prabang é a perfeita cidade para levar na memória ao se visitar o Laos, um país que, por ter sido subestimado durante um longo tempo, preservou características incríveis e começou recentemente a se abrir para os olhos de turistas ocidentais.

Já Vientiane, a capital e a maior cidade com cerca de 200 mil habitantes, oferece uma experiência menos mística e mais voltada aos templos e palácios.

Laos - templo budista de Vientiane
Interior de templo budista de Vientiane | Tatiana Perim

Mais ao sul, visitei Pakse, uma cidade com cerca de 70 mil habitantes localizada ao longo do rio Mekong na província de Champassak.

Laos - Cachoeriras de Champassak
Cachoeriras de Champassak | Tatiana Perim

A maior atração da região são as cachoeiras, as tais 4 mil ilhas e alguns templos, principalmente o Wat Phu, um grande complexo que chega aos pés do Angkor Wat pelo seu encanto e imponência. Com exceção desse templo magnífico, Pakse deixa a desejar no quesito beleza e cultura.

Laos - Templo Wat Phu
Templo Wat Phu | Tatiana Perim

Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog Motto Slow Travel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Conheça as maravilhas do Laos”