Conheça um roteiro pelas belezas naturais da Patagônia

Da redação

2 jun, 2018
patagônia
Patagônia: belezas naturais e cenários exuberantes | pixabay

Quem estiver planejando férias para a América do Sul neste inverno, deve considerar a Patagônia no topo da lista de lugares para visitar. O destino atrai amantes do turismo de aventura por suas belezas naturais e cenários exuberantes. Confira uma seleção de lugares que não devem ficar de fora do seu roteiro.

 

O que ver na Patagônia

Uma das opções de roteiro é partir de Bariloche, na Argentina (norte da Patagônia), ao longo da rodovia Panamericana (Ruta 40) em direção ao sul, que termina em Punta Arenas, no Chile. As duas cidades oferecem ótima infraestrutura e estão conectadas ao resto do país via transporte aéreo. Se você quiser, também pode inverter a ordem e começar o roteiro por Punta Arenas e terminar em Bariloche. A rota é segura e o passeio perfeito para fazer com a família ou amigos. Confira abaixo as paradas imperdíveis nesse roteiro.

 

Bariloche, Argentina

A região da Patagônia começa um pouco mais ao norte de Bariloche, bem conectada por aeroporto e ônibus direto a partir de Buenos Aires – o que faz de Bariloche um ponto de partida perfeito para uma viagem pela Patagônia. A combinação de montanhas, belíssimos lagos e florestas verdes em Bariloche resultam em um cenário que encanta os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.

Com suas montanhas ao redor do Cerro Catedral, a maior estação de esqui da América do Sul é um verdadeiro paraíso para os adeptos de caminhadas e alpinistas. A região dos lagos em torno de Bariloche é perfeita para uma roadtrip para explorar os 7 Lagos.

patagônia
Os lagos ao redor de Bariloche são definitivamente imperdíveis | pixabay
Patagônia
Cenários de Cerro Catedral, em Bariloche | pixabay

Futaleufú, Chile

Um dos destinos mais desafiadores para um passeio pela Patagônia é o rio Futalefú. O lugar é perfeito para amantes de esportes radicais – e a experiência do rafting vale todos os esforços! Considerado um dos melhores pontos de rafting no mundo, o rio Futalefú tem paisagens únicas – e, devido à sua localização, ainda praticamente intocadas. A pequena aldeia chilena Futaleufú fica na fronteira com a Argentina, a cerca de 1.200 km de Santiago.

patagônia
Rio Futaleufú: região é perfeita para a prática de esportes radicais, como rafting e escaladas | Wikimedia-cmmons

 

Puerto Río Tranquilo, Chile

Famoso pelo passeio de barco pelo lago General Carrera – o maior do Chile – onde você pode vai conhecer as incríveis cavernas de mármore, o povoado Puerto Río Tranquilo não pode ficar de fora do seu roteiro na Patagônia. A principal atração é a Catedral de Marmól e as incríveis cavernas de mármore branco formadas naturalmente ao longo dos anos.

 

El Chaltén, Argentina

O Fitz Roy perto de El Chaltén é considerado um marco da Patagônia. A capital de trekking da Argentina é também a mais jovem aldeia da Patagônia. Também para os não-caminhantes, as trilhas bem marcadas são comparativamente fáceis de fazer. O Fitz Roy e Cerro Torre são as montanhas mais populares nesta área, especialmente para escaladores.

patagônia
Estrada em El Chaltén, na Argentina | wikimedia

 

Perito Moreno Glaciar, Argentina

El Calafate está localizado a poucas horas de ônibus de El Chaltén e é a base para excursões à famosa geleira Perito Moreno. Em nenhum outro lugar do mundo você é capaz de chegar tão perto de uma geleira quanto aqui. A visão das é extraordinária, já que você pode ver o gelo desabando à sua frente sem estar em perigo – as plataformas estão localizadas em uma península de frente para a geleira.

patagônia
GELEIRA PERITO MORENO É CONSIDERADA A MAIOR ATRAÇÃO DE EL CALAFATE E DE TODA A PATAGÔNIA ARGENTINA | pixabay

 

Torres del Paine, Chile

O destaque absoluto de um passeio pela Patagônia é conhecer Torres del Paine. Para os adeptos de caminhadas, é possível fazer um roteiro de vários dias para experimentar todas as surpresas do trajeto: geleiras, florestas, montanhas impressionantes, lagoas e rios.

O ponto inicial e final desta aventura é Puerto Natales, de lá você pode pegar um ônibus para chegar a Punta Arenas, onde encontrará várias conexões regulares para Santiago do Chile. Se ainda tiver algum tempo, recomendamos que inclua Ushuaia em seu roteiro.

patagônia
Os belíssimos cenários de Torres del Paine, no Chile | pixabay

 

 

 

Veja mais destinos para aproveitar a temporada de inverno

 

Veja também: Dicas para explorar Bariloche, a famosa instância de inverno da América do Sul

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *