Perca o fôlego em um tour pelas estrelas do Atacama

Por Christian Brandão

17 maio, 2010
spaceobs.com
Atacama
Atacama é um impressionante tour pelo espaço

O deserto do Atacama, no Chile, é uma região inóspita que vai te surpreender. Além de múmias, vulcões e locais que mais se assemelham a terrenos lunares, o local é um paraíso para os astrônomos – e também curiosos.

Você sempre teve vontade de observar imagens alucinantes do céu através de um telescópio? O deserto te dá essa chance. São 330 noites claras por ano e um dos céus mais limpos de todo o planeta.

As saídas para os passeios acontecem de San Pedro de Atacama, principal cidade de apoio do deserto.  Quase sempre às 20h – horário que pode variar dependendo da época do ano.

 

 Roteiro sugerido » Dicas para viajar sozinha para o deserto do Atacama

 

O transporte até a base onde ficam os telescópios não demora nem 15 minutos.

Os roteiros, sempre acompanhados de astrônomos experientes, começam com uma explicação sobre o céu e suas constelações. Logo depois de entender um pouco mais sobre o que está acima de sua cabeça, começam as observações.

A partir daí a diversão não tem fim. É fácil ver com clareza as crateras da lua, os anéis de Saturno, as galáxias e milhares de centenas de estrelas. A emoção é certa.

Com os astrônomos fica fácil identificar os astros. Com um laser verde eles apontam tudo quanto é galáxia e planeta. A aventura dura cerca de três horas – que parecem minutos quando você está por lá. No fim, um delicioso chocolate quente pra espantar o frio do deserto.

Os preços são atraentes: para ver o que os olhos não alcançam você não vai ter de mexer muito no bolso. E tudo inclui o transporte e o chocolate.

Uma dica: dá para ver um número muito maior de astros durante a lua nova. Quando a lua está cheia o céu está claro e muitas galáxias ficam praticamente invisíveis. Dê uma olhada no calendário lunar antes de viajar.

Em terra

Já com os pés no chão, não deixe de conhecer os vulcões, picos nevados, lagos coloridos e salares do deserto do Atacama.

Entre os vales conheça o de la Luna e o da Morte. Os geisers, o grande salar de Atacama, as ruínas de Tulor e o vulcão Licancabur, que faz fronteira com a Bolívia, são outros pontos que devem fazer parte do roteiro.

Saiba mais sobre o Tour Astronômico »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Perca o fôlego em um tour pelas estrelas do Atacama”

  1. Este ano quase que fui a Saõ pedro de Atacama, como aconteceu alguns problemas não fui, uma amiga que foi adorou, ano que vem se deus quiser eu irei.
    elisabete