Martim de Sá faz você se sentir isolado no paraíso

Por Christian Brandão

29 mar, 2010
Christian Brandão
Martim de Sá
Vista de Martim de Sá a partir de trilha

Não é fácil encontrar no litoral do Rio de Janeiro uma praia onde você senta e ao redor só existe verde e a linha instigante do mar. Se quer conforto, pousadas charmosas e serviço de primeira, pare por aqui. Martim de Sá, envolta pela mata preservada de Paraty, é destino de quem quer experimentar a deliciosa comida do Seu Maneco, pegar boas ondas e aproveitar muita, mas muita tranquilidade.

A areia é branca, a água clara e o único camping – do Seu Maneco, ou Manuel dos Remédios, é de dar inveja a outros que se dizem estruturados. Não espere cervejinha gelada na areia. Logo na trilha a placa avisa: em Martim de Sá bebida alcoólica não é vendida.

Dicas para quem vai

Muita gente vai só passar o dia, mas o número de barracas cresce a cada temporada. Se você não quer carregar pela trilha – de aproximadamente uma hora a partir de pouso da Cajaíba – panelas e um amontoado de alimentos, fique sossegado. O PF, popular prato feito pela mulher do Maneco, é de dar água na boca.

Na bagagem não pode faltar snorkel, lanterna, consciência ambiental, uma prancha e muito repelente – os bichinhos são ferozes.

O lado esquerdo dos 500 m de areia são os mais tranquilos. Mas se você for fora de temporada, qualquer lugar vira um pequeno pedaço do paraíso.

Só para lembrar

Saber que o local é uma área de proteção ambiental e que deve ser, no mínimo, respeitado, não é discurso de eco-chatos. Desde 1992 toda a região é a Reserva Ecológica da Joatinga.

O que se vê hoje é um boom de visitantes. E de muita gente que vai só para curtir. É comum ver turistas desrespeitando os caiçaras e deixando lixo na areia.

A lotação de barracas no camping do Maneco chega a impressionar quem conheceu Martim de Sá alguns anos atrás. Faça o possível para trazer seu lixo de volta e ajude a preservar, além do ambiente, a cultura local.

Veja também:
É dificil não suspirar com as praias da Joatinga »
Paraty é um pedaço de história e beleza no litoral do Rio »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 thoughts on “Martim de Sá faz você se sentir isolado no paraíso”