Cabaceiras, na Paraíba, é conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’

Por Bruno Borin

1 jun, 2017
BRUNO BORIN
Cabaceiras - Paraíba - Roliúde Nordestina
Letreiro da ‘Roliude Nordestina’ na entrada da cidade | Bruno Borin

Uma cidade com cara de domingo: essa é a primeira impressão passada por Cabaceiras. A pouca movimentação na rua principal dá a ideia que pouca coisa acontece nesta cidade de pouco mais de 5 mil habitantes do Estado da Paraíba.

Localizada a cerca de 200 quilômetros da capital João Pessoa e conhecida por ter o menor índice pluviométrico do país, Cabaceiras faz parte da mesorregião da Borborema, com clima semiárido.

Cabaceiras - Paraíba - Roliúde Nordestina
As casas-cenário no centrinho de Cabaceiras | Bruno Borin

Mas não é só a escassez de chuvas que chama a atenção em Cabaceiras. À segunda vista já é possível reparar que esta é uma cidade atípica, bem diferente de outros municípios do mesmo tamanho e na mesma situação.

O imenso letreiro localizado um pouco antes da entrada da cidade apresenta seu apelido, “Roliúde Nordestina” – título explicado pelos cerca de 30 filmes gravados na região, sendo “O Auto da Compadecida” (1998), de Guel Arraes, um dos mais conhecidos, e a supersérie “Onde Nascem Os Fortes”.

Entre as atrações turísticas há um Museu Cinematográfico com fotos, cartazes e material dos filmes rodados no município. Além disso, muitas casas são terrenos com suas fachadas pintadas, o que dá ainda mais um ar de cidade-cenário.

Formação rochosa em Cabaceiras atrai amantes do ecoturismo

Graças aos filmes e à famosa formação rochosa localizada próxima a cidade, o Lajedo de Pai Mateus – onde, inclusive, foram gravadas as cenas com Marco Nanini interpretando o cangaceiro Severino – Cabaceiras acabou adquirindo status de cidade turística. O local, que inseriu Cabaceiras na rota do ecoturismo, é composto por grandes pedras arredondadas e oferece ao visitante trilhas por sítios arqueológicos.

Cabaceiras - Paraíba - Lajedo de Pai Mateus
Vista do Lajedo de Pai Mateus | Bruno Borin

 

Outro grande atrativo da cidade é festa do Bode Rei, que acontece todos os anos durante o mês de junho. Com exposição de caprinos, gincanas e barracas de comida feitas à base da carne de bode e leite de cabra, a tradicional festa busca homenagear o animal, cujo couro é a principal matéria-prima do artesanato local.

Seja para visitar a cidade-cenário e seu museu cinematográfico, ou para apreciar a bela vista e o silêncio em cima do Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras é um destino recomendado para qualquer um que quiser visitar o Nordeste e sair do lugar-comum de ficar hospedado somente nas capitais.

 

Veja mais roteiros na Paraíba »

 

Bruno Borin é jornalista, amante de paisagens naturais e aventuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Cabaceiras, na Paraíba, é conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’”