
San Carlos de Bariloche, ou Bariloche, a famosa instância de inverno sul americana, faz parte da lista de desejos de muitos viajantes brasileiros. A cidade argentina fica no parque nacional Nahuel Huapi, aos pés da cordilheira dos Andes, e é perfeita em qualquer estação.
Bariloche é uma cidade charmosa, com ampla rede de serviços ao turista e paisagens inesquecíveis. Na temporada de inverno, além dos centros de esporte de neve, a cidade oferece muitas opções de turismo de aventura, entre elas caminhadas radicais por cenários deslumbrantes. É um roteiro para fazer a dois, com amigos ou no esquema mochilão.
Distâncias de Buenos Aires a Bariloche
Para quem parte de Buenos Aires, Bariloche fica a 1.650 km de distância da capital argentina.
De avião: entre 1h30 e 2h
De carro: entre 17h e 21h
De ônibus: entre 19h e 22h
Inverno: o que vestir em Bariloche
O ideal é levar roupas básicas de inverno e deixar para alugar lá as roupas apropriadas caso faça passeios ou esportes de neve. Não deixe de levar meias de algodão, sapatos impermeáveis, óculos de sol, protetor labial, gorros e luvas.
Veja abaixo algumas atrações imperdíveis em Bariloche.
Playa Bonita
A praia está localizada a 8 km do centro de Bariloche, às margens do lago Nahuel Huapi – um cenário belíssimo que vale a pena visitar.

Centro Cívico
O Centro Cívico é o lugar das manifestações, festas e shows de artistas locais. A vista do lago Nahuel Huapi é fantástica. Antigas construções feitas de pedra abrigam a prefeitura, a polícia, o centro de turismo, o museu da Patagônia e a biblioteca pública. Na praça, alguns habitantes colocam seus cães São Bernardo para tirar fotos com os turistas e também vendem artesanato típico da região.


Catedral de San Carlos de Bariloche
A catedral de San Carlos de Bariloche, também conhecida como Nossa Senhora do Nahuel Huapi, encanta com sua imponente arquitetura em estilo neogótico. A catedral foi construída com pedras brancas, um mineral abundante em Bariloche, em reminiscências francesas, com vitrais iluminados pelo sol da manhã, conferindo uma atmosfera única.

Valle del Siete Lagos
A dica par fazer esse roteiro é alugar um carro para percorrer a Estrada de Siete Lagos até chegar na charmosa cidade de San Martin de Los Andes. O percurso leva cerca de 3 horas de viagem, pela incrível Rota dos Sete Lagos. Mas vale fazer umas paradas pelos mirantes ao longo do caminho, com vistas panorâmicas do lago Nécar.
A Culinária Argentina
Você encontra todos os sabores marcantes em Bariloche: parrilhas, churrascos, tortilhas, empanadas, chocolates… As refeições costumam ser bem em conta e os restaurantes aceitam peso argentino, dólar americano, cartões de crédito e reais.
Bariloche é um dos destinos mais charmosos da América Latina e sua gastronomia – com influências italiana, espanhola, portuguesa e andina – é reconhecida como uma das mais saborosas do mundo. Na sua lista de gostosuras também deverá constar uma degustação dos ótimos vinhos argentinos.
Se viajar durante o inverno, dê um tempo na dieta e aproveite para conhecer as lojas de chocolates, as cervejarias artesanais e os restaurantes de parrilhadas.
Roteiros montanhosos
Gosta de turismo de aventura? Os roteiros pelas montanhas são os principais cartões postais de Bariloche.
Circuito Chico
Circuito Chico é uma área pública, a oeste de Bariloche. Para chegar ao Cerro Campanario, você deve seguir até o quilômetro 18 para pegar o acesso para o destino. Um teleférico transporta os turistas dos ônibus de forma rápida e fácil. A caminhada pela íngreme montanha dura cerca de 40 minutos e é uma boa alternativa para aqueles que estão dispostos a desafiar seus limites. O cenário é maravilhoso: nos dias ensolarados é possível ver vários lagos, montanhas e ao fundo a cidade de Bariloche. A vista é apaixonante.

Visita guiada ao Cerro Bella Vista
Esse lugar promete muitas paisagens em 360° e a dica é fazer uma caminhada guiada ao Cerro Bella Vista. Sua trilha é curta, muito íngreme, e a 3.800 pés verticais chega-se à inigualável “cimeira secundária”. Depois dessa caminhada, dê uma parada para apreciar as vistas panorâmicas dos lagos circundantes antes de continuar por mais 40 minutos para o topo da montanha.

O Famoso Cerro Catedral
Considerado o maior centro de esportes de neve da América do Sul, Cerro Catedral é a mais antiga estação de esqui da Argentina e um dos cartões postais de Bariloche. Seu cume está a 2.180 m acima do nível do mar – com temperaturas baixas e vista estonteante para o Lago Nahuel Huapi. O lugar oferece estrutura completa, desde o aluguel de equipamentos até aulas de diversos níveis e modalidades de esportes de neve.


Cerro Otto
Esta colina tem uma estrada principal com inúmeras trilhas de montanha para mountain bike e caminhadas de curta distância, entre outros esportes de aventura. A dica é procurar uma agência local com guias especializados para escolher a programação ideal. É possível acessar o topo de carro ou por um teleférico. Nas áreas mais altas da montanha você encontrará, durante o inverno, trilhas para o esqui nórdico e outras para o esqui andino. Há uma confeitaria giratória com vista de 360° para você privar as delícias locais enquanto vislumbra uma vista perfeita de toda Bariloche.

Vai para Bariloche? Veja promoções para viajar no inverno.