Conheça um roteiro em Bariloche, a famosa instância de inverno da América do Sul

Da redação

17 maio, 2018
Bariloche: cidade argentina está localizada no parque nacional Nahuel Huapi, aos pés da cordilheira dos Andes | wikimedia

San Carlos de Bariloche, ou Bariloche, a famosa instância de inverno sul americana, faz parte da lista de desejos de muitos viajantes brasileiros. A cidade argentina fica no parque nacional Nahuel Huapi, aos pés da cordilheira dos Andes, e é perfeita em qualquer estação.

Bariloche é uma cidade charmosa, com ampla rede de serviços ao turista e paisagens inesquecíveis. Na temporada de inverno, além dos centros de esporte de neve, a cidade oferece muitas opções de turismo de aventura, entre elas caminhadas radicais por cenários deslumbrantes. É um roteiro para fazer a dois, com amigos ou no esquema mochilão.

 

Distâncias de Buenos Aires a Bariloche

Para quem parte de Buenos Aires, Bariloche fica a 1.650 km de distância da capital argentina.
De avião: entre 1h30 e 2h
De carro: entre 17h e 21h
De ônibus: entre 19h e 22h

 

Inverno: o que vestir em Bariloche

O ideal é levar roupas básicas de inverno e deixar para alugar lá as roupas apropriadas caso faça passeios ou esportes de neve. Não deixe de levar meias de algodão, sapatos impermeáveis, óculos de sol, protetor labial, gorros e luvas.

Veja abaixo algumas atrações imperdíveis em Bariloche.

 

Playa Bonita

A praia está localizada a 8 km do centro de Bariloche, às margens do lago Nahuel Huapi – um cenário belíssimo que vale a pena visitar.

Playa Bonita é uma das atrações imperdíveis de Bariloche | wikimedia

 

Centro Cívico

O Centro Cívico é o lugar das manifestações, festas e shows de artistas locais. A vista do lago Nahuel Huapi é fantástica. Antigas construções feitas de pedra abrigam a prefeitura, a polícia, o centro de turismo, o museu da Patagônia e a biblioteca pública. Na praça, alguns habitantes colocam seus cães São Bernardo para tirar fotos com os turistas e também vendem artesanato típico da região.

Centro cívico foi construído em 1940 com madeira de cipreste, pinheiro-larício e tufa de pedra extraída do monte Carbón | wikimedia
Centro cívico de Bariloche: paisagem com o lago Nahuel Huapi ao fundo | wikimedia

 

Catedral de San Carlos de Bariloche

A catedral de San Carlos de Bariloche, também conhecida como Nossa Senhora do Nahuel Huapi, encanta com sua imponente arquitetura em estilo neogótico. A catedral foi construída com pedras brancas, um mineral abundante em Bariloche, em reminiscências francesas, com vitrais iluminados pelo sol da manhã, conferindo uma atmosfera única.

Catedral de San Carlos de Bariloche: estilo neogótico | wikimedia

 

Valle del Siete Lagos

A dica par fazer esse roteiro é alugar um carro para percorrer a Estrada de Siete Lagos até chegar na charmosa cidade de San Martin de Los Andes. O percurso leva cerca de 3 horas de viagem, pela incrível Rota dos Sete Lagos. Mas vale fazer umas paradas pelos mirantes ao longo do caminho, com vistas panorâmicas do lago Nécar.

 

A Culinária Argentina

Você encontra todos os sabores marcantes em Bariloche: parrilhas, churrascos, tortilhas, empanadas, chocolates… As refeições costumam ser bem em conta e os restaurantes aceitam peso argentino, dólar americano, cartões de crédito e reais.

Bariloche é um dos destinos mais charmosos da América Latina e sua gastronomia – com influências italiana, espanhola, portuguesa e andina – é reconhecida como uma das mais saborosas do mundo. Na sua lista de gostosuras também deverá constar uma degustação dos ótimos vinhos argentinos.

Se viajar durante o inverno, dê um tempo na dieta e aproveite para conhecer as lojas de chocolates, as cervejarias artesanais e os restaurantes de parrilhadas.

 

Roteiros montanhosos

Gosta de turismo de aventura? Os roteiros pelas montanhas são os principais cartões postais de Bariloche.

 

Circuito Chico

Circuito Chico é uma área pública, a oeste de Bariloche. Para chegar ao Cerro Campanario, você deve seguir até o quilômetro 18 para pegar o acesso para o destino. Um teleférico transporta os turistas dos ônibus de forma rápida e fácil. A caminhada pela íngreme montanha dura cerca de 40 minutos e é uma boa alternativa para aqueles que estão dispostos a desafiar seus limites. O cenário é maravilhoso: nos dias ensolarados é possível ver vários lagos, montanhas e ao fundo a cidade de Bariloche. A vista é apaixonante.

Os belíssimos cenários do Circuito Chico, em Bariloche | WIKIMEDIA

 

Visita guiada ao Cerro Bella Vista

Esse lugar promete muitas paisagens em 360° e a dica é fazer uma caminhada guiada ao Cerro Bella Vista. Sua trilha é curta, muito íngreme, e a 3.800 pés verticais chega-se à inigualável “cimeira secundária”. Depois dessa caminhada, dê uma parada para apreciar as vistas panorâmicas dos lagos circundantes antes de continuar por mais 40 minutos para o topo da montanha.

Cerro Bella Vista, em Bariloche | WIKIMEDIA

 

O Famoso Cerro Catedral

Considerado o maior centro de esportes de neve da América do Sul, Cerro Catedral é a mais antiga estação de esqui da Argentina e um dos cartões postais de Bariloche. Seu cume está a 2.180 m acima do nível do mar – com temperaturas baixas e vista estonteante para o Lago Nahuel Huapi. O lugar oferece estrutura completa, desde o aluguel de equipamentos até aulas de diversos níveis e modalidades de esportes de neve.

Localizado a 40 km do centro de Bariloche, Cerro Catedral é o maior centro de esportes de neve na América do Sul | divulgação
Cerro Catedral: 120 km de pistas para todas as modalidades e 13 mirantes |  WIKIMEDIA

 

Cerro Otto

Esta colina tem uma estrada principal com inúmeras trilhas de montanha para mountain bike e caminhadas de curta distância, entre outros esportes de aventura. A dica é procurar uma agência local com guias especializados para escolher a programação ideal. É possível acessar o topo de carro ou por um teleférico. Nas áreas mais altas da montanha você encontrará, durante o inverno, trilhas para o esqui nórdico e outras para o esqui andino. Há uma confeitaria giratória com vista de 360° para você privar as delícias locais enquanto vislumbra uma vista perfeita de toda Bariloche.

Cerro Otto fica a apenas 10 km do centro da cidade de Bariloche | divulgação

 

Vai para Bariloche? Veja promoções para viajar no inverno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *