La Casa Azul revela o mundo colorido de Frida Kahlo

Por Ivy Abujamra

14 jan, 2017
IVY ABUJAMRA
La Casa Azul - Frida Kahlo - Mexico
La Casa Azul foi mantida exatamente como foi deixada por Frida e Diego | foto: Ivy Abujamra

 

La Casa Azul era a casa dos pais de Frida Kahlo, no bairro de Cocoyacán, Cidade do México. Mais tarde, virou a residência de Frida Kahlo e de seu marido, o muralista e pintor Diego Rivera.

Lá eles viveram de 1929 a 1954. Depois da morte de Frida, o lugar virou o Museu Frida Kahlo e é um dos pontos mais visitados do México.

Não é para menos, a Casa Azul foi mantida exatamente como foi deixada pelo casal. Super organizada, limpa e bem cuidada. Lá voce tem acesso praticamente à vida de Frida e Diego.

La Casa Azul - Frida Kahlo - Mexico
Depois da morte de Frida, o lugar virou museu | foto: Ivy Abujamra

Tá tudo intacto, as tintas, as cartas de amor, os livros, os quartos, o escritório onde pintavam, a cadeira de rodas de Frida….tudo.

No quarto de Frida, depois do acidente que a deixou imóvel durante anos, voce pode ver o espelho que foi colocado em cima da cama da pintora pra que ela pudesse pintar deitada.

Ela nunca parou de pintar. E guardava suas tintas em frascos de perfume, uma delicadeza. Da para sentir o ar artístico em cada cantinho, literalmente. Tudo pela casa tem uma pintura, um desenho, uma foto, um poema, uma cor.

Aliás, uma curiosidade que aprendi lá: o azul mais lindo que tem na fachada da casa e em todas as paredes, é chamado de “Azul Frida Kahlo”. E não existe pantone exato dessa cor, e nunca terá. Voce pode até se aproximar, mas a cor exata é de propriedade da artista.

A cor da fachada e das paredes da casa tem o nome de “Azul Frida Kahlo” | foto: Ivy Abujamra

Se visitar o Museu Frida Kahlo, não deixe de ver o documentário contando toda a história da vida do casal, principalmente a de Frida, com entrevistas exclusivas com a filha de Diego e a sobrinha de Frida, que viveram pelos corredores da casa durante muitos anos, além de depoimentos de curadores e amigos do casal.

Todas as polêmicas estão retratradas no video: os amantes de ambos, as idas e vindas, a bissexualidade de Frida, o envolvimento com a política, tudo.

Se voce for ao México, não deixe de ir ao Museu. Mesmo quem não for fã da pintora vai se encantar com a cores do lugar! Vale cada minuto na Casa Azul.

Saiba mais sobre o Museu Frida Kahlo: museofridakahlo.org.mx

Veja também:

11 lugares interessantes na Cidade do México e arredores »
Dicas para comer bem na Cidade do México »

 

Ivy Abujamra é diretora de filmes, dj e cantora por hobby. Adora fotografia, música, design, cinema, motion graphics, viajar, cachorros, eventos e o mar. Conheça o blog dela: hahahype.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *