Edson: o maior cover de Elvis Presley da América Latina

Por Márcio Távora

13 jun, 2017

 

Conheci Edson Galhardi em um dos encontros para fãs de Elvis Presley em São Paulo. Sim, frequento esses encontros desde que descobri Elvis em uma loja de discos – e me apaixonei perdidamente por seu trabalho e depois por sua história, sua vida e todo o universo do Rei do Rock’n and Roll.

Pois bem, conheci Edson em um desses encontros para fãs. Há 30 anos ele faz shows tributos ao seu ídolo e encarna o maior cover de Elvis Presley na América Latina.

O primeiro contato de Edson com o visual de Presley foi impactante. Acredito que definitivo. Ele conta que, aos 10 anos, quando pegou emprestado de um amigo o álbum “Elvis 40 Greatest Hits” e se deparou com aquele figura na capa – com o visual de gola alta e cabelão cheio de brilho – alucinou. “Parecia um super-herói”.

Mas, já na primeira audição, a inconfundível voz, a vasta discografia, filmes e shows do Rei do Rock invadiram naturalmente o mundo do jovem Edson. Ele já havia incorporado o topete ao seu dia a dia e levava LPs de Elvis para escola para ouvir com colegas no recreio.

 

Personagens Incríveis - Cover de Elvis Presley
Edson conquistou o 1º lugar no ranking de Elvis Tribute Artist da América Latina | divulgação
Personagens Incríveis - cover elvis presley
“Elvis 40 Greatest Hits”: álbum foi o primeiro contato de Edson com o Rei do Rock | reprodução

Kiss Me Quick

Aos 15 anos, estimulado pelos donos da loja aonde trabalhava, em Maringá (Paraná), foi para São Paulo cantar Elvis no programa de TV Show de Calouros, comandado por Silvio Santos. A performance não foi das melhores, mas nada que impedisse Edson de, na sequência, começar a cantar os sucessos de seu ídolo na noite de Maringá.

De canjas em pequenas casas de shows e restaurantes, a voz de Edson foi se soltando até conquistar um público fiel e bastante participativo em todas as suas apresentações.

Personagens Incríveis - Cover de Elvis Presley
Edson começando a caracterização: “agradeço a possibilidade de prestar um tributo a ele” | Márcio Távora
Personagens Incríveis - Cover Elvis Presley
Edson ensaiando | Márcio Távora

Love Me Tender

O sonho se tornou realidade. Em 2014 Edson Galhardi subiu no palco em frente a casa de Elvis Presley, Graceland, em Memphis, comemorando seu primeiro lugar no ranking de Elvis Tribute Artist da América Latina. E desde então faz seus shows por todo o Brasil homenageando seu ídolo com respeito e fidelidade.

Foi com essa ocupação que Edson, hoje morando em São Paulo, construiu um patrimônio de 3 apartamentos, entre outros bens. Há cerca de dez anos, substituiu os figurinos do show – que ele mesmo fazia –  por trajes confeccionados pela marca oficial que vestia Elvis. E também usa réplicas banhadas a ouro das jóias usadas por Elvis, desenvolvidas pelo mesmo designer do astro. Tudo comprado pessoalmente, nos Estados Unidos.

O investimento, de cerca de 80 mil dólares, encanta os fãs de Elvis nas apresentações. “É uma paixão. sim. Antes de entrar no palco eu agradeço a possibilidade de prestar esse tributo a ele”.

Personagens Incríveis - Cover de Elvis Presley
Figurino de Edson é confeccionado pela mesma marca que vestia Elvis | Márcio Távora
Personagens Incríveis - Cover de Elvis Presley
Edson investiu cerca de 80 mil dólares nos figurinos do show | divulgação

Elvis não morreu

Atualmente Edson faz cerca de 80 shows por ano – em eventos corporativos, casamentos, aniversários e festas temáticas. São 3 formatos de shows, desde 30 até 90 minutos, onde canta ao vivo, tira fotos com o público, atende a pedidos de canções e distribui echarpes aos convidados – assim como seu ídolo fazia.

 

Suspicius Minds

Na entrevista que fiz com Edson, para o vídeo acima, ele comentou: “meu nome é Edson, tem cinco letras como Elvis e começa com E. Tive um irmão natimorto como Elvis e temos a mesma altura.” É isso. Elvis é cultura.

Em 2017, 40 anos depois da partida de Elvis, Edson se prepara um um grande show tributo em agosto, no teatro Itália, em São Paulo. “Ele soube espalhar o amor para seus fãs e recebe, em todos os cantos do mundo, esse amor de volta, mesmo que ausente fisicamente”, afirma. Edson é assim. E Elvis jamais morrerá.

Mais sobre Edson » elvisnaomorreu.com

Mais vídeos do Estúdio Távora »

 

Veja mais Personagens Incríveis »

 
_ _ _ _
Márcio Távora é fotógrafo, fã de Elvis e garimpa lugares, coisas e pessoas em São Paulo com uma câmera fotográfica

 

Dicas e Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *