Festas juninas agitam cidades do Nordeste

Por Gabriel Carvalho

6 jun, 2017
festas juninas nordeste
Festejos juninos no Nordeste atraem milhares de pessoas | Divulgação

Shows gratuitos nas praças com bandas e artistas de forró, apresentações de quadrilhas e muitas comidas e bebidas típicas da região. Assim são os festejos de Santo Antonio, São Pedro e São João no Nordeste. Em algumas cidades as festas duram semanas, mas o ponto alto das comemorações ocorre entre 20 e 24 de junho – dia de São João Batista.

O período é uma espécie de Natal para os nordestinos e até municípios que não são considerados turísticos veem sua população mais do que triplicar por conta das festas. É assim em cidades como Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Cruz das Almas e Irecê, na Bahia.

No município potiguar, o palco onde passam as grandes atrações é montado na Estação das Artes. Este ano, estão confirmados nomes como Aviões do Forró, Zezo, Cavaleiros do Forró, Lagosta, Waldonys, e Gabriel Diniz. Os festejos em Mossoró acontecem de 15 a 24 de junho de 2017.

festas juninas nordeste
São João em Mossoró terá grandes nomes entre as atrações musicais | divulgação
Quadrilha junina em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano | divulgação
Quadrilha junina em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano | divulgação

Na Bahia, Cruz das Almas, localizada a 150km de Salvador, no Recôncavo Baiano, tem uma das festas mais tradicionais do Estado. Famosa pela Guerra de Espadas, Cruz, como é carinhosamente chamada, em 2017 aposta em atrações tradicionais com bandas de forró como Trio Nordestino, cantores como Adelmário Coelho e Flávio José, além de casamento na roça e outras atividades típicas do período.

A tradicional Guerra de Espadas, em Cruz das Almas | divulgação
A tradicional Guerra de Espadas, em Cruz das Almas | divulgação

Já Irecê, conhecida como “Terra do Feijão”, realizará uma festa com cara de megaevento, com programação na praça principal reunindo artistas como Dorgival Dantas, Limão com Mel e Targino Gondim. Em Irecê os visitantes poderão conhecer ainda uma cidade cenográfica que reproduz a zona rural e os antigos arraiais.

Dorgival Dantas é uma das atrações do São João da cidade baiana em Irecê | Gabriel Carvalho
Dorgival Dantas é uma das atrações do São João da cidade baiana em Irecê | Gabriel Carvalho

Capitais também celebram os santos de junho

Em Recife, a programação oficial, que ainda não foi anunciada, acontece em dois pólos: Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, e Pátio de São Pedro, no centro da cidade. Também haverão festas alternativas em alguns bairros da cidade.

Já na Fortaleza, os festejos têm como palco o aterro da praia de Iracema, onde vários nomes da música sertaneja se apresentarão entre 23 e 25 de junho de 2017. O evento é aberto ao público e contará com 21 atrações locais, regionais e nacionais. A expectativa é de receber cerca de 100 mil pessoas por noite.

O Forrocaju, na capital sergipana, também é uma das festas mais concorridas da região. Por lá, o forró corre solto até o amanhecer.

Em Fortaleza o "arraiá" acontece no aterro da praia de Iracema | divulgação
Em Fortaleza o “arraiá” acontece no aterro da praia de Iracema | divulgação

 

Gabriel Carvalho é jornalista, publicitário e editor do site São João na Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *