Festival das Marquesas celebra a cultura das Ilhas de Tahiti

Por Ethel de Paula

10 jan, 2018
Festival das Ilhas Marquesas - Tahiti
O grande diferencial das Ilhas de Tahiti é a sua cultura: a verdadeira essência do destino | TAHITI TOURISME

Uma apologia ao imaginário coletivo, às trocas simbólicas, à resistência da tradição, às forças criadoras da natureza e do homem. O Festival das Marquesas acontece de quatro em quatro anos, sempre em dezembro, entre as seis ilhas habitadas (Nuku Hiva, Ua Pou, Ua Huka, Hiva Oa, Tahuata e Fatu Hiva) do arquipélago homônimo que está a 1.500 km de distância do Tahiti – a maior ilha da Polinésia Francesa. Diverso e trepidante, o evento carrega consigo o DNA único dos nativos e se embebe como uma esponja da cultura ancestral e das tradições que pulsam no lugar.

 

Festival das Marquesas reúne diversas manifestações artísticas e culturais

A festa celebra o passado reconfigurado no presente – mas com toda a intensidade. A memória dos moradores das ilhas está em constante movimento, tem ligação direta com a dinâmica das experiências vividas e torna indivisíveis as práticas cotidianas das linguagens artísticas e manifestações culturais.

Assim, música, dança e canto soam bem entrelaçados aos jogos, batalhas e competições esportivas, ao gosto explícito pela tatuagem, ao frescor da gastronomia vinda do mar, ao artesanato de matéria-prima típica, às ritualísticas e restauradoras massagens, aos cultos tradicionais, à própria paisagem natural de poder arrebatador.

Festival das Ilhas Marquesas - Tahiti
Hiva Oa, nas Ilhas Marquesas: região reúne cenários de natureza agreste com incríveis encostas no meio do Oceano Pacífico | TAHITI TOURISME
Festival das Ilhas Marquesas - Tahiti
Festival das Marquesas acontece a cada quatro anos e reúne música, dança e competições esportivas | TAHITI TOURISME

A ordem é manter viva uma cultura única e vocacionada para a festa, fazendo ecoar o som do pahu (grande tambor) não só pelos vales paradisíacos banhados pelo Oceano Pacífico, como para o resto do mundo.

Criado em 1986, o Festival das Marquesas costuma reunir milhares de artistas do Triângulo Polinésio (Havaí, Nova Zelândia, Ilha de Páscoa) para que se olhem no espelho, projetando para o futuro a força do discurso e do gesto dos homens sábios portadores de conhecimento, aqueles que carregam sobre os ombros, como mercadorias vindas d’além mar, temporalidades e especialidades inestimáveis.

 

Veja também: Ilhas Marquesas surpreendem pela cultura, tradição e natureza exuberante»

Saiba mais sobre As Ilhas de Tahiti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *