Esportes do Tahiti levam visitantes para mergulhar na cultura local

Por Ethel de Paula

15 nov, 2017
mergulho tahiti
Destino encanta mergulhadores de todos os níveis com sua extraordinária e diversificada vida marinha  | divulgação

Sim, o Tahiti lembra viagens românticas e paisagens paradisíacas – com seu mar de cor única e suas lagoas de águas translúcidas. Mas o destino também é perfeito para os amantes dos esportes e da natureza.

Além das tradicionais competições de canoagem – esporte nacional da Polinésia Francesa – o Tahiti abraça mergulhadores de todos os níveis, arrebata praticantes de esportes náuticos como surf, stand up paddle, bodyboard e windsurfe, convida aos passeios de jet ski e caiaque e ainda oferece roteiros para quem preferir pescar em suas lagoas transparentes. Para os mais radicais, a dica é saltar de paraquedas ou sobrevoar de parapente as indescritíveis paisagens das ilhas.

 

Polinésia é um dos melhores lugares do mundo para mergulho

mergolho tahiti
Existem mais de 1000 espécies de peixes já catalogadas sob as águas cristalinas do Tahiti | TAHITI TOURISME

Para além da beleza estonteante das ilhas, o Tahiti oferece experiências únicas de contato com sua natureza exuberante. E já que o lugar é considerado um dos melhores destinos do mundo para mergulho, você não pode perder a oportunidade de vivenciar isso por lá.

Mergulhe fundo, seja como iniciante ou profissional, e se surpreenda com tubarões-raposa pelágicos, tubarões de recife, tubarões-corre-costa, tubarões-limão, tubarões-martelo, golfinhos, peixes-rei, tartarugas marinhas, peixe-napoleão, arraias-pintadas, ratão-águia, barracudas, moréias, arraias-manta e outros peixes tropicais.

Destino encanta com sua extraordinária e diversificada vida marinha

Em junho, você pode testemunhar a desova de garoupas em Fakarava. De junho a outubro, há abundância de arraias-manta. De julho a novembro, a chegada das baleias jubarte fazem das ilhas de Rurutu, Moorea e Tahiti uma passarela de gigantes. De dezembro a março, tubarões-martelo e cardumes de ratões-águia dão o ar da graça.

Incontáveis, as mais de 1000 espécies de peixes já catalogadas sob as águas cristalinas do Tahiti são pura variedade de cor, tamanho e forma, todas convivendo harmoniosamente nas profundezas de um oceano cuja temperatura é de aproximadamente 25 °C, de maio a outubro, e 30 °C, durante o resto do ano.

mergulho tahiti
Polinésia é um dos melhores lugares do mundo para mergulho | Divulgação

Considerada o “aquário mais rico do mundo”, a zona marítima polinésia, com suas águas de jade e turquesa, faz da combinação de canais, cavernas e leitos de coral um elogio à biodiversidade. Daí porque quase um terço de todas as espécies de golfinhos vindas de todos os oceanos deságua por ali, onde se refugiam donzelas, tainhas, peixes-soldados, peixes-cirurgiões listrados e cangulhos-velhos. Festa para os olhos, as arraias voadoras também são espetáculos à parte com seu balé alado rasgando o horizonte de baías intocadas entre arquipélagos.

Diversão nas águas do paraíso

Se os mergulhos não bastam para ensolarar os ânimos, há muito mais portas de entrada no paraíso. Nas ilhas da Polinésia Francesa todos os tipos de esporte de prancha podem ser praticados, graças à variedade das costas, praias, ondas, lagoas e ventos.

Assim, diante das condições ideais, não faltam opções de diversão para iniciantes e profissionais experientes. Só na ilha do Tahiti existem mais de 30 ondas surfáveis, das quais três são mundialmente famosas: Teahuppo, Taapuna e Maraa.

sur tahiti
Há mais de 30 ondas surfáveis somente na ilha do Tahiti | TAHITI TOURISME
esportes tahiti
Stand up paddle na Ilha de Tahaa: paraíso | TAHITI TOURISME
Mergulho Tahiti
Mergulho nas águas cristalinas de Bora Bora | TAHITI TOURISME

Para kitesurfe, funboarding ou windsurfe, no Tahiti e suas ilhas, ao menor sopro de vento já se armam as velas coloridas, enriquecendo ainda mais o pacote de turismo de aventura.

Para quem prefere uma atividade mais tranquila, a dica são os passeios em canoas tradicionais da Polinésia, corridas em pirogas, grandes barcos à vela, caiaques. Tudo isso pode ser alugado na maioria das ilhas, mas particularmente em Tahaa e Raiatea.

Trepidantes, Bora-Bora e Moorea reservam outras fortes emoções: dos voos panorâmicos de helicóptero até saltos de paraquedas e sobrevoos de parapente entre as ilhas. Ao sabor dos ventos e das águas, o infinito é o limite.

 

Saiba mais sobre o Tahiti »

 

Veja também: Sonho de qualquer viajante, bangalôs do Tahiti completam 50 anos »

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *