Descubra a aldeia histórica de Piódão, em Portugal

Por Drica Grespan

9 jul, 2017
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Aldeia histórica de Piódão fica no centro de Portugal, na Serra do Açor | Drica Grespan

Assim como muitos viajantes, já passei diversas vezes por Portugal a caminho de outros destinos. Já estive em Lisboa – e amo a cidade – assim como em Sintra e Cascais, nos arredores. Desta vez decidi explorar melhor o país e hoje posso dizer que Portugal é exuberante.

Nesta viagem aluguei um carro e fui de Lisboa a Porto, percorrendo Óbidos, Coimbra, Aveiro, Guimarães e Peso de Régua, no Vale do Douro. Mas, todo o roteiro foi planejado contemplando a aldeia histórica de Piódão, na Serra do Açor. Esta aldeia fazia parte da minha lista de “desejos para realizar nesta existência”.

Também conhecida como “aldeia presépio” – pela disposição das casas na encosta e o visual da paisagem iluminada – Piódão é Patrimônio Mundial da Unesco. Por conta de seu isolamento, é considerada uma das mais preservadas entre as 12 aldeias históricas de Portugal.

Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Aldeia do Piódão iluminada lembra um presépio | divulgação

A caminho de Piódão

Meu destino era Piódão. Partindo de Coimbra são 95,8km percorridos em 1h35min pelas vias IP3 e IC6. É importante ressaltar que a única forma de visitar Piódão é de carro, não existem ônibus para o local (até os anos 1970, só era possível chegar lá a cavalo ou a pé).

A estrada é estreita e curvilínea, subindo e descendo montanhas. Piódão fica numa encosta da Serra do Açor, ao lado da Serra da Estrela. Escondido, mas não isolado. Evite dirigir durante a noite, pois a partir de Coja, a estrada serrana é sinuosa e sem acostamento.

Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Piódão é considerada uma das mais preservadas entre as 12 aldeias históricas de Portugal | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Curvas sinuosos na Serra do Açor, a caminho de Piódão | Drica Grespan

A vista é incrível e à medida em que você se aproxima da aldeia ela vai ficando majestosa. Encravada nas montanhas, Piódão possui pouco mais de 100 casas, todas construídas com talhos de xisto e telhados em ardósia, pesados e resistentes a ventanias. Uma curiosidade: quase todas as portas e janelas das casas de Piódão são azuis.

Aldeia histórica de Piódão - Portugal
As cores escuras das paredes e contrastes azulados de portas e janelas das casinhas criam um lindo cenário | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Todas as casas de Piódão foram construídas com pedras de xisto | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Videira em casa de pedra de xisto, em Piódão | Drica Grespan

Piódão é, sem dúvida, um lugar fascinante. Situado na zona da Paisagem Protegida da Serra do Açor, tem área de 36 km² e menos de 100 habitantes no núcleo do povoado – resultado do processo de envelhecimento dos moradores e da mudança dos mais jovens para outras regiões para estudar e trabalhar. O contraste da aldeia fica por conta do branco da Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Matriz Nossa Senhora da Conceição contrasta com o tom único das casinhas de xisto | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Moradora de Piódão: as ruelas também são de xisto | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Ruelas do Piódão: aldeia portuguesa é Patrimônio Mundial da Unesco | Drica Grespan
Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Indicação sobre passeios nos arredores da aldeia histórica de Piódão, em Portugal | divulgação

 

As piscinas naturais em Foz D’Égua

Bem próximo à aldeia, em uma caminhada de 3,5km, você chega à Foz d’Égua – onde as ribeiras do Piódão e de Chãs d’Égua se encontram, formando piscinas naturais. Vale o passeio e o mergulho nessas águas.

Foz d’Égua é um dos atrativos nos arredores de Piódão | divulgação
Foz d’Égua é um dos atrativos nos arredores de Piódão | divulgação
Foz d’Égua - Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Vale mergulhar nas piscinas naturais de Foz d’Égua | Drica Grespan

Onde comer

O restaurante O Fontinha funciona desde 1989 e serve a típica comida regional – como chanfana assada no forno a lenha, bucho de porco recheado e trutas grelhadas.

Restaurante O Fontinha - Aldeia histórica de Piódão - Portugal
Restaurante O Fontinha, em Piódão: comida típica da região | Divulgação

 

Hospedagem em Piódão

Não há muita escolha quanto aos locais onde pernoitar em Piódão, além da estalagem da Inatel. Você também pode optar pela Casa da Padaria ou por pequenos estabelecimentos como a Casa de Xisto. Meu passeio foi de um dia apenas, retornei ao final do dia para Coimbra com mais um destino dos sonhos cumprido.

 

Drica Grespan tem problema de encantamento e não se contenta em guardar somente na retina tudo o que vê. Faz voo solo aos 5.0 e ama a aventura de descobrir lugares e pessoas. Para mais fotos, acesse: dricagrespan.wixsite.com

 

Veja mais roteiros em Portugal »

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário sobre “Descubra a aldeia histórica de Piódão, em Portugal”