França: conhecendo o Vale do Loire de bicicleta

Por Pedro Richardson

31 ago, 2016
PEDRO RICHARDSON
Vale do Loire - França
De bicicleta pelo Vale do Loire: região fica a cerca de 150km de Paris

O Loire é o mais longo rio da França, com uma extensão de mais de 1000km. Localizado a cerca de 150km de Paris, o famoso Vale do Loire corresponde ao trecho central do rio, uma região com terras férteis, repleta de vinhedos, muito verde e hortas de frutas e legumes próximas ao rio.

O Vale do Loire, em si, se estende por cerca de 280km e para fazer uma viagem ao longo do rio não é preciso, necessariamente, que você vá de carro. Fazer o percurso de bicicleta é uma maneira interessante de desfrutar da beleza da região devagarinho, sem pressa. Se você decidir pedalar pelos belos cenários da região vai encontrar um roteiro muito bem sinalizado, chamado “La Loire à Vélo” – em bom português, “De Bicicleta Pelo Loire”.

França- Vale do Loire
Vale do Loire de bicicleta: passeio delicioso

 

Franca-Vale-do-Loire
Château produtor de vinho no vilarejo de Savennières: Vale do Loire tem mais de 300 castelos

Sobre o roteiro

O trajeto oficial percorre 800km, entre Cuffyn, no interior, a Saint-Brévin-les-Pins, na costa atlântica. Muito possivelmente você não terá tempo para percorrer todo o percurso, mas a região é tão bonita que não importa onde você começa ou termina. A experiência vale a pena em qualquer trajeto da Rota do Loire, seja ele curto ou mais longo.

Você não precisa levar sua própria bicicleta. Os escritórios de turismo de cada cidade ou vilarejo oferecem uma lista das empresas que alugam bicicleta. O serviço “La Loire à Vélo” recolhe a bicicleta na localidade onde acaba o seu percurso.

França-Vale do Loire
Cenários do Vale do Loire: casa de fazenda típica da região francesa

Um trajeto interessante é do povoado de Ingrandes, perto de Nantes, à cidade de Angers – um roteiro de apenas 40km e que pode ser feito em um ou dois dias, dependendo de seu fôlego e interesse em explorar a região. Nessa rota, você vai passar por pequenas fazendas e vai ouvir com frequência um gostoso “bonjour” dos simpáticos moradores da região.

França-Vale-do-loire
Durante o passeio de bicicleta você passa por casas típicas da região

O trajeto passa também por belíssimos châteaux, casinhas de campo muito românticas e diversos vinhedos. Um dos lugares mais charmosos neste trecho é Savennières, um vilarejo pacato com ruas calçadas, igrejinha e muitos vinhedos e restaurantes onde você pode experimentar a excelente culinária local. Aqui é possível visitar um château e aprender sobre a produção do vinho com o próprio dono. Além, é claro, de degustar vinhos de várias safras.

França-Vale do Loire
As charmosas ruelas do vilarejo de Savennières, no Vale do Loire

A própria cidade de Angers tem atrações para um fim de semana inteiro. Cidade universitária, ela tem vários museus, parques e centros culturais. Uma das grandes atrações é o forte medieval, com muralhas muito robustas e um museu que abriga um tapete de mais de cem metros, com cenas do Apocalipse.
Ainda de bicicleta, é possível visitar a fábrica do famoso aperitivo Cointreau, próxima a Angers, e a pequena cidade de Saumur, com seu enorme castelo típico do Vale do Loire.

França-Vale do Loire

Forte medieval de Angers é uma das muitas atrações turísticas da região
França-Vale do Loire
Além de belas paisagens e seus famosos castelos, o Vale do Loire tem ótimas opções gastronômicas


Pedro Richardson
 é um ex-gerente de hotel residente em Londres há mais de 13 anos, e adora viajar a lugares exóticos e pouco visitados. Você pode ler mais sobre suas aventuras e andanças mundo afora no seu blog Travel with Pedro


Veja mais roteiros na França
»

Veja mais roteiros na Europa»

Dicas e Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *