Taj Mahal, o impressionante monumento do amor

Por Tatiana Perim

4 maio, 2017

Eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal está sem dúvida no topo da lista no quesito arquitetura e beleza. Localizado em Agra, uma cidade do estado de Uttar Pradesh, significa literalmente “A Coroa do Palácio”, denominação dada a uma das esposas do imperador Shah Jahan.

Taj Mahal
O Taj Mahal, em Agra | Tatiana Perim
Taj Mahal
Taj Mahal ao amanhecer | foto: Tatiana Perim

Mumtaz Mahal, como ficou conhecida após casar-se com Jahan, tornou-se sua esposa predileta e os dois viveram um amor intenso e eterno. Eles eram inseparáveis, Mumtaz Mahal acompanhava seu marido em todas as viagens, fato inédito para uma esposa na época. Com ela o imperador teve 14 filhos, mas acabou falecendo no seu 14º parto. No seu leito de morte, Mumtaz Mahal pediu 3 favores a seu marido: que nunca deixasse de amar seus filhos, que nunca se casasse novamente, e, finalmente, que construísse um monumento que representasse seu amor por ela.

 

 

Construção do Taj Mahal foi prova de amor

Shah Jahan ficou devastado, e durante os 22 anos seguintes, dedicou-se totalmente à criação da maior e mais bela prova de amor do mundo. Dizem que sua aparência mudou totalmente: envelheceu, entrou em depressão e adoeceu. Parece que sua barba e cabelo se tornaram totalmente brancos pouco tempo após a morte de sua amada.

Taj Mahal
Entrada principal do mausoléu | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Entrada principal do Forte de Agra | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Área interna do Forte de Agra | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Pátio principal do forte | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Jardim interno do forte | foto: Tatiana Perim

O edifício é cercado por duas mesquitas e quatro minaretes com uma simetria perfeita. Eles foram construídos com uma pequena inclinação para que, em caso de desabamento, nunca desmoronassem sobre a edificação principal. Suas paredes revelam elementos decorativos e inscrições do Corão com pedras semi-preciosas incrustadas no mármore branco. A cúpula sobre o edifício representa a coroa do palácio, e segundo a lenda, seu formato foi inspirado na última lágrima de Mumtaz Mahal.

Taj Mahal
Elementos decorativos e inscrições do Corão em pedras precisosas | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Local onde Shah Jahan ficou preso | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Forte de Agra | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Taj Mahal visto do Forte | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Rio Yamuna | foto: Tatiana Perim
Taj Mahal
Uma das mesquitas | foto: Tatiana Perim

Segundo alguns relatos, o imperador iniciou um projeto pessoal para construir outro Taj Mahal de mármore preto no lado oposto ao Taj Mahal branco, na outra margem do rio Yamuna. O plano contemplava uma ponte interligando os dois mausoléus. Mas ele foi deposto e preso por um de seus filhos antes mesmo de iniciar as obras.

O imperador viveu seus últimos dias encarcerado no Forte de Agra, de onde conseguia ver o seu monumento de longe. Após a sua morte, foi sepultado ao lado da sua esposa, dentro do magnífico Taj Mahal.

 

Forte de Jaisalmer - Índia    Roteiro sugerido » 11 belezas arquitetônicas no norte da Índia 

 

Tatiana Perim é publicitária e apaixonada por aventura e viagem. Ela possui um projeto de viagem com uma proposta de conduta interessante: ter mais calma e equilíbrio na vida. Dê uma olhada em seu blog Motto Slow Travel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *