Conheça 11 comidinhas imperdíveis em Belém

20 abr, 2017
Belém - Mercado Ver-o-Peso
Vá ao Mercado Ver-o-Peso e experimente delícias exóticas do Norte | Christian Knepper

Belém, no imenso Pará, é de dar água na boca para quem gosta de diversidade e coisas novas. Em uma viagem de trabalho, a jornalista Cláudia Albuquerque não perdeu tempo e experimentou um roteiro gastronômico do que a capital tem de melhor.

01. Ver-o-Peso

O mais tradicional mercado de Belém é um deslumbre gastronômico. Tem tucumã, pupunha, cupuaçu, biribá, buriti, bacuri…

02. Point do Açaí

Faça como os nativos e vá de açaí com peixe. O pirarucu salgado e frito do Point do Açaí é imbatível.

03. Sorveteria Cairu

O mais irresistível sorvete da cidade, em sabores amazônicos, como castanha do Pará, uxi, taperebá e murici.

04. Tacacá da D. Maria

Em frente ao Colégio Nazaré (avenida Nazaré, s/nº), D. Maria serve um tacacá (caldo com tucupi, goma, camarão e jambu) fumegante e divino.

 

amazonia Roteiro sugerido » 11 lugares incríveis para conhecer na Amazônia

 

05. Estação das Docas

Complexo de bares e restaurantes na av. Boulevard Castilho França, ao lado do mercado Ver-o-Peso. Ótimos petiscos.

06. Restaurante Lá em Casa

Culinária paraense no peso.  Destaque para o pato no tucupi, a maniçoba e o tambaqui. Hummm!

07. Na Telha

Em Icoaraci, a 40 minutos de Belém, vale a pena provar os peixes delicados e saborosos desse restaurante simples.

08. Manjar das Garças

Um ótimo restaurante, num parque lindíssimo (Mangal das Garças), com espécies amazônicas. Na Cidade Velha, ao lado do Arsenal da Marinha.

09. Portinha

Lugar minúsculo e concorrido. Esfirra de camarão com jambu e folhado de pupunha com lingüiça, entre outros petiscos inusitados [91-3223.0222].

10. Big Mengão Lanches

Em vários endereços pela cidade, serve aqueles enormes sanduíches de pernil, ótimos para curar ressaca.

11. Pela cidade

Não deixe de provar o sanduíche de queijo com tucumã, acompanhado de um bom guaraná Baré, Tuchaua ou Magistral.

 

 

lanchonetedacidade   Roteiro sugerido » 11 lugares para comer sem culpa em São Paulo

 


Cláudia Albuquerque
é jornalista e, sempre que pode, se delicia com novos temperos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 comentários sobre “Conheça 11 comidinhas imperdíveis em Belém”

  1. Casa da Peixada: Tradicional restaurante especializado em, é claro, peixes. Comandado pelo senhor Bastos, de 80 anos, serve pirarucu fresco na brasa e o sensacional “filhote de leite”, filé do peixe típico paraense, tirado de exemplares jovens, abaixo de cinco quilos. [91-3222.0487]

  2. Não moro em Belém a 3 anos e não retornava lá também a 3 anos. O melhor açai de Belém ainda é o açai do IAÇA na Antonio Barreto. #NaoTemComparação. A colher fica em pé na tijela sem farinha. hummmmmm

  3. Acrescento o Restaurante Avenida próximo a Basílica de Nazaré que tem um buffet muito bom com pato no tucupy, maniçoba e muqueca de peixe e o restaurante Boteco que fica na casa das onze janelas e talvez seja o ambiente de restaurante mais bonito de Belém onde comi uma boa caldeirada de Filhote (peixe) muit bom.

  4. ORLA DE ICOARACI – é uma super dica. Ir ao final da tarde é ver o por-do-sol e se deliciar com as comidas dos inúmeros restaurantes. VALE A PENA!! AMO BELÉM!

  5. Tem que passear nas Docas e tomar um delicioso sorvete de carimbó (castanha de cajú + doce de cupuaçu), visitar a igreja de Nossa Senhora de Nazaré e também o Museu Paraense Emílio Goeldi!

  6. Em Belém para se desfrutar de um visual incrível e ainda comer uma boa comida, basta ir ao tradicionalíssimo Casa das 11 Janelas. Recomendo o tradicional peixe Filhote, umas das especialidades belenenses.

  7. Além das comidas, Belém dá um “banho” de identidade cultural; com acervo histórico na arquitetura e religiosidade; inigualáveis no País.

  8. Faltou citar o sanduiche do Mileo, nosso famoso cachorro quente (pao de leite, carne moida bem temperadinha e saladinha de repolho com maionese) . Uma delícia !!!

  9. Parque da Residência – No sábado não deixe de almoçar a feijoada no restaurante do parque que fica na avenida Nazaré. Depois um sorvetinho da Cairu em um charmoso vagão de trem que também fica no parque. Outra dica é parar no Batistão na madrugada depois da balada e comer deliciosos salgados (kibe é o meu predileto) ou um X-Filé. Eita saudade de Belém.

  10. Na Estação das Docas você pode provar uma linguiça picante recheada com queijo, que é servida no metro com um molho de mostarda delicioso!! E pra beber, pode ser uma cerveja saborizada com bacurí produzida numa cervejaria de lá mesmo.

  11. Restaurante Xícara da SIlva (na Av. Doca de Souza Franco): tem uma ótima pizza de camarão com jambu. Prefira as mesas na parte de fora e peça um vinho para acompanhar.

  12. Imagine, viver em USA e passar o ano inteiro malhando para ter saude e conservar a estetica, ai, ir passar 4 semanas em Belem, resultado: tudo perdido, tudo recuperado em somente 4 semanas e que a comida e demais.

  13. Visitei numa sexta feira um bar chamado casa das 11 janelas, boa música e um ótimo peixe. Um dos melhores que já comi, Conheci Belém no final de 2010. A casa das 11 janelas fica ao lado do museu do forte, próximo do ver o peso e da estação das docas, outro lugar muito bom!

  14. Os comentarios aqui foram com certeza feitos por pessoas de Belem bem bairristas.
    Ver-o-peso é interessante, mas feio, sujo, cheio de lixo e urubus.
    Docas realmente é legal, mas lugar para pessoas de fora ou “alta sociedade” de Belem.

  15. Belém,é tudo de bom,tanto na parte turistica ,como na culinaria,eu,considero belém como, uma cidade que todos deveriam conhecer bjs!

  16. La Traviata é a melhor Casa de Massas do Brasil, só concorrendo mesmo com a Cantina Don Giuseppe também em Belém.
    E a Churrascaria Tucuruvi! Percorri várias churrascarias em Porto Alegre e nenhuma bate esta churrascaria!
    E a culinária dos restaurantes La Pomme Dor. Irresistível…

  17. Ao chegar em Belém não deixe de visitar o TACACÁ DA VILETA, em dois endereços: Duque de Caxias próximo a Vileta e 9 de Janeiro com Diogo Móia, nada o que você viu antes é igual.

  18. É um paradoxo uma iguaria pelando de quente como tacacá ser tão apreciado numa terra calorenta como Belém…Mas o sabor do tucupi é incomparável, e não existe nada melhor para curar uma boa ressaca do que uma boa cuia de tucupi quente, dica do meu amigo jornalista Emanoel Vilaça, biriteiro e boêmio militante e juramentado, que testei e aprovei plenamente.

  19. A ilha de Cotijuba… eh especial. .lugar bom de passear. ..e de comer..A dica especial é o Restaurante do Samuel em Marajo. .comida espetacular. ..lugar inesquecível. …

  20. Faltou o Restaurante Avenida, tradicional em Belém.Lá comi em 1973 um filé a parmegiana no dia em que nasceu minha filha, junto com meu pai.