Os segredos de Tambaba, a praia naturista da Paraiba

Por Reginaldo Marinho

16 dez, 2016
REGINALDO MARINHO

São 32 quilômetros que separam João Pessoa de Tambaba, no município do Conde. Optamos pelo roteiro da Av. Cabo Branco. Do lado esquerdo a bela praia do Cabo Branco e do lado direito a falésia com a sua encosta coberta pela vegetação original. Essa franja que cobre o altiplano empresta ao bairro uma condição paisagística privilegiada, que por lei estadual proíbe que as construções verticalizadas interfiram na paisagem. A lei permite apenas construir prédios de até quatro pisos na orla.

Tambaba
Tambaba é uma praia localizada no município do Conde, litoral sul da Paraíba

 

Paisagens azuis

O Cabo Branco com as suas argilas multicoloridas absorve os primeiros reflexos do sol e nos devolve com todo o brilho e esplendor. Subimos a ladeira montada no cangote do cabo e logo se avista a Estação Ciência, Cultura e Artes, obra que se notabilizou pela autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, à direita a Estação das Artes adaptação arquitetônica para abrigar as exposições que o projeto original não comportava e logo à frente a construção do Centro de Convenções da Paraíba.

Tambaba
Praia de Cabo Branco, entre João Pessoa e Tambaba
Tambaba
Encontro do rio Graú com o mar, em Tambaba

O percurso continua pela rodovia PB 08. Ao chegar a Jacumã, a paisagem luminosa da manhã fica totalmente azul. Aqui, a linha do horizonte divide o azul do céu do azul do mar.

praia da Tambaba
Área exclusiva dos naturistas, na praia da Tambaba

Fomos direto para Tambaba e recebidos por Bilu, fundador e proprietário da Arca de Bilu Restaurante e Pousada. Bilu foi naturalmente assumindo a condição de orientador para compreender aquele universo encantado que nos envolvia com uma refinada energia. A Arca de Bilu é o portal de Tambaba.

Tambaba
Detalhe da parte externa da pousada Arca de Bilu

 

Área de Proteção Ambiental

Tambaba ficou famosa pela prática do nudismo autorizado por lei municipal. A praia está inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba, com 11.320 hectares, criada pelo governo estadual para assegurar a preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, que mantém estoques expressivos de indivíduos botânicos e animais da Mata Atlântica. A APA abrange as praias de Tambaba, Coqueirinho, Tabatinga, Praia Bela e as suas magníficas falésias.

Tambaba
Praia de Coqueirinho, no litoral da Paraíba
Tambaba
Praia de Tabatinga, nas proximidades de Tambaba
Tambaba
Falésias na Praia da Arapuca, em Tambaba

Nesse cenário ancestral que envolve Tambaba, um fator determinante para gerar o ambiente mágico, que assume os nossos corpos e mentes integrados com a natureza plena, vem do Ritual da Jurema. Um ritual sagrado que era cultivado pelos índios Tabajara, que habitaram a região onde está a APA de Tambaba, eles eram imigrantes da foz do Rio São Francisco.

Tambaba
Trilha da APA de Tambaba

A maceração e o cozimento das raízes da jurema produz uma bebida alucinógena que eleva, segundo os seus usuários, a mente humana para contatos com as divindades da mata. Esse ritual ocorre apenas em datas especiais. Daí nasce o respeito e a convivência pacífica e harmoniosa entre todos os seres vivos, animais e vegetais.

Pedra encantada

As pedras de Tambaba representam os orixás e, no centro delas fica a pedra encantada, que é usada para a apresentação das oferendas aos caboclos da mata. A preservação ambiental assegurada em lei nos impacta com paisagens espetaculares.

Tambaba
Pedra encantada, à direita
Tambaba
Dia nascendo em Tambaba: cenários surpreendentes

Rio Graú

Fizemos um percurso de 6.400 metros de caiaque pelo rio Graú. A beleza do percurso é impressionante. São mais de seis quilômetros de mangue totalmente preservado, as árvores com as suas raízes aéreas completam o ambiente de encantamento que Tambaba oferece.

Tambaba
Passeio de caiaque pelo rio Graú, em Tambaba: imperdível

 

João Pessoa - Paraíba Roteiro sugerido » João Pessoa é uma das mais verdes e tranquilas capitais do país


Reginaldo Marinho é diretor de Imprensa e Cultura do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba

 

Veja mais roteiros no Nordeste »

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 comentários sobre “Os segredos de Tambaba, a praia naturista da Paraiba”