Cabaceiras, na Paraíba, é conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’

Por Bruno Borin

1 jun, 2017
BRUNO BORIN
Cabaceiras - Paraíba - Roliúde Nordestina
Letreiro da ‘Roliude Nordestina’ na entrada da cidade | Bruno Borin

Uma cidade com cara de domingo: essa é a primeira impressão passada por Cabaceiras. A pouca movimentação na rua principal dá a ideia que pouca coisa acontece nesta cidade de pouco mais de 5 mil habitantes do Estado da Paraíba.

Localizada a cerca de 200 quilômetros da capital João Pessoa e conhecida por ter o menor índice pluviométrico do país, Cabaceiras faz parte da mesorregião da Borborema, com clima semiárido.

Cabaceiras - Paraíba - Roliúde Nordestina
As casas-cenário no centrinho de Cabaceiras | Bruno Borin

Mas não é só a escassez de chuvas que chama a atenção em Cabaceiras. À segunda vista já é possível reparar que esta é uma cidade atípica, bem diferente de outros municípios do mesmo tamanho e na mesma situação.

O imenso letreiro localizado um pouco antes da entrada da cidade apresenta seu apelido, “Roliúde Nordestina” – título explicado pelos mais de 20 filmes gravados na região, sendo “O Auto da Compadecida” (1998), de Guel Arraes, um dos mais conhecidos.

Entre as atrações turísticas há um Museu Cinematográfico com fotos, cartazes e material dos filmes rodados no município. Além disso, muitas casas são terrenos com suas fachadas pintadas, o que dá ainda mais um ar de cidade-cenário.

Formação rochosa em Cabaceiras atrai amantes do ecoturismo

Graças aos filmes e à famosa formação rochosa localizada próxima a cidade, o Lajedo de Pai Mateus – onde, inclusive, foram gravadas as cenas com Marco Nanini interpretando o cangaceiro Severino – Cabaceiras acabou adquirindo status de cidade turística. O local, que inseriu Cabaceiras na rota do ecoturismo, é composto por grandes pedras arredondadas e oferece ao visitante trilhas por sítios arqueológicos.

Cabaceiras - Paraíba - Lajedo de Pai Mateus
Vista do Lajedo de Pai Mateus | Bruno Borin

 

Outro grande atrativo da cidade é festa do Bode Rei, que acontece todos os anos durante o mês de junho. Com exposição de caprinos, gincanas e barracas de comida feitas à base da carne de bode e leite de cabra, a tradicional festa busca homenagear o animal, cujo couro é a principal matéria-prima do artesanato local.

Seja para visitar a cidade-cenário e seu museu cinematográfico, ou para apreciar a bela vista e o silêncio em cima do Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras é um destino recomendado para qualquer um que quiser visitar o Nordeste e sair do lugar-comum de ficar hospedado somente nas capitais.

 

Veja mais roteiros na Paraíba »

 

Bruno Borin é jornalista, amante de paisagens naturais e aventuras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário sobre “Cabaceiras, na Paraíba, é conhecida como a ‘Roliúde Nordestina’”