11 dicas para curtir Morro de São Paulo, na Bahia

Por Gabriel Carvalho

3 abr, 2017
GABRIEL CARVALHO
morro de sao paulo - bahia - Mirante do Morro
A vista do Mirante do Morro

Situada no município de Cairu, no arquipélago de Tinharé, Morro de São Paulo é uma das ilhas mais charmosas e exuberantes do litoral brasileiro. Considerado um dos destinos mais diversificados da Bahia, o local é uma verdadeira Torre de Babel por conta da mistura de sotaques, comidas, bebidas e hábitos.

Com muitas opções de hotéis, bares e restaurantes, Morro de São Paulo atrai pelas praias com águas calmas e cristalinas, cercadas por coqueiros e mata atlântica. Selecionamos 11 dicas de programas bacanas para quem quer visitar a ilha.

 

 

Praias Bahia Veja também » Praias tranquilas para relaxar na Bahia 

 

01. Cada praia tem a sua peculiaridade

Morro de São Paulo tem cinco praias principais divididas a partir de uma linha imaginaria determinada pelos seus estabelecimentos comerciais e aspectos geográficos.

Morro de São Paulo - Bahia - Primeira Praia
Primeira Praia: boa para mergulhos

 

Primeira Praia

É ideal para a prática de esporte e lazer. Lá, é possível mergulhar até 10 metros de profundidade e explorar a fauna e a flora marinha. Entretanto, é preciso tomar cuidado ao escolher a empresa qe oferece o serviço. A Companhia do Mergulho é a mais tradicional e qualificada para a aventura. Lá também é possível jogar frescobol, andar de banana boat e aproveitar o banho em suas águas mornas e calmas.

 

Segunda Praia

O lugar se destaca pela presença de bares e restaurantes e também pela badalação peculiar. O local tem uma extensa faixa de areia, onde é possível praticar caminhadas ou relaxar na espreguiçadeira de uma das suas barracas ou restaurantes. No local, há ainda quadras para a prática de futevôlei e vôlei de praia, sem falar no banho de mar que é igualmente maravilhoso.

morro de sao paulo - bahia
Corredor para a segunda praia: onde a noite ferve em Morro

Terceira Praia

Calma e tranquila, a Terceira Praia tem menos de 1 quilômetro de extensão, conta com hotéis luxuosos e uma pista de pouso para quem vai de avião para a ilha. É de lá que partem os passeios de volta às ilhas de Tinharé e também para a Gamboa do Morro.

morro de sao paulo - bahia - terceira praia
As águas tranquilas da Terceira Praia, em Morro de São Paulo

 

Quarta Praia

Com 8 quilômetros de extensão, a maior praia da ilha é cercada de mangues, coqueirais e mata atlântica. Com ótima oferta de hotéis e pousadas, concentra alguns restaurantes mais sofisticados e também as piscinas naturais de Morro de São Paulo, que aparecem na maré baixa. As águas transparentes propiciam um lindo espetáculo de peixes e criaturas marinhas. A dica é levar óculos de mergulho e câmeras à prova d’água para curtir o momento. 

morro de sao paulo - bahia - quarta praia
Quarta Praia: mangues, coqueirais e Mata Atlântica

 

Quinta Praia

Não é por acaso que ela também chamada de Praia do Encanto. Com acesso mais restrito, surpreende com águas cristalinas a toda a beleza da mata atlântica. Mais tranquila e menos frequentada, é o local ideal para quem busca por sossego. Lá é possível ouvir até o canto dos pássaros.

 

02. Banho de argila na Gamboa

A Gamboa do Morro é um vilarejo cheio de particularidades. Quem chega lá tem logo a impressão de estar em meados do século passado, tamanha é a sensação de tranquilidade, sem a típica badalação de Morro de São Paulo. Lá, a convivência com os nativos é mais latente e a chance de bater um bom papo com pescadores e moradores é certa. Outra atração imperdível é o “banho de argila” nas falésias. Quem mora lá garante que faz bem para a pele e rejuvenesce.

morro de sao paulo - bahia - Gamboa
Gamboa e suas falésias

 

03. Passeio pelas ilhas

Morro de São Paulo é cercado de belas praias e ilhas como Boipeba, Moreré e Garapuá. Uma boa chance de conhece-las é fazer o passeio Volta às Ilhas, que custa em média R$ 100. Durante a viagem, que dura o dia inteiro, o visitante conhece as piscinas naturais e os bares flutuantes de Moreré, aprecia a saborosa lagosta de Guido Pescador e pode almoçar na praia da Boca da Barra, que tem uma boa infraestrutura. Durante o tour, há uma expedição pelo rio do Inferno, com direito à degustação de ostras, além de visita à sede da cidade de Cairu e passagem rápida pela Gamboa.  Também há outras opções de passeios.

morro de sao paulo - bahia - passeio de barco
Vale a pena fazer um passeio de barco para conhecer as belezas da ilha

 

04. Pôr do sol na Toca do Morcego

morro de sao paulo - bahia - Por do Sol na Toca
Entardecer na Toca do Morcego, em Morro de São Paulo

Uma das coisas mais prazeirosas do Morro de São Paulo é apreciar o espetáculo do pôr do sol. No complexo Toca do Morcego – que reúne bar, restaurante e um mirante com vista para o mar, é possível visualizar o espetáculo da natureza com conforto, segurança, além de boas opções de comidas e bebidas. Se for ficar para jantar, a sugestão é pedir um Trio Atlântico, prato à base de peixe e frutos do mar como camarão e polvo.

 

05. Tirolesa do Morro

morro de sao paulo - bahia - Tirolesa
Vista da Primeira Praia a partir do Farol do Morro

Quem gosta de aventura não pode deixar de conhecer a tirolesa do Morro de São Paulo. Após subir até o topo do Farol, que é o principal cartão-postal da ilha, o visitante “enfrenta” 70 metros de altura e 300 metros de extensão até a Primeira Praia em apenas 25 segundos. A experiência custa R$ 40 e que inclui os equipamentos de segurança. Vale a pena.

 

06. Baladas

Para quem curte agitação noturna, Morro de São Paulo é um excelente destino. Em novembro, a ilha sedia um grande festival de música que reúne, na Segunda Praia, dezenas de artistas locais e nacionais. No restante do ano, a agitação acontece na Pulsar, uma casa de shows com muita musica eletrônica e a tradicional Festa da Espuma. O local vive lotado, sobretudo de turistas.

morro de sao paulo - bahia - bares
Além de baladas, Morro de São Paulo tem ótimas opções de bares e restaurantes

 

07. Gastronomia dos deuses 

morro de sao paulo - bahia - gastronomia
Morro oferece grande diversidade de restaurantes

Se há um lugar na Bahia que tem uma enorme variedade gastronômica, este destino é Morro de São Paulo. Localizada na Costa do Dendê, a ilha é um oásis da culinária, com restaurantes para todos os gostos. Lá, o visitante encontra desde a cozinha baiana tradicional, com moquecas e ensopados, até a internacional – com estabelecimentos que têm preços para todos os bolsos. A primeira e a segunda praias oferecem diversas possibilidades que vão desde a mariscada – espécie de moqueca de frutos do mar com azeite de dendê – especialidade do Restaurante Sabor da Terra, até o saboroso Petit Gateau Baiano, do Café das Artes. No Sambass é possível encontrar uma imensa variedade de opções gastronômicas.

 

08. Povo hospitaleiro

Os habitantes de Morro de São Paulo – tanto os baianos quanto os brasileiros e estrangeiros que adotaram a ilha – são muito hospitaleiros. Em nossa passagem por lá, conhecemos dezenas de personagens simpáticos, desde os carregadores de malas – serviço essencial no local – quanto funcionários da prefeitura, de pousadas e restaurantes.  

09. Prédios e monumentos históricos

Com construções dos séculos 16, 17 e 18, Morro de São Paulo reúne um importante acervo arquitetônico. Alguns dos seus principais cartões-postais são equipamentos com mais de 150 anos de construção como o Farol do Morro, a Igreja de Nossa Senhora da Luz e a Fortaleza Tapirandú, que começou a ser construída em 1630 e recentemente foi recuperada. É possível fazer um city tour para conhecer história da vila. 

morro de sao paulo - bahia - Farol do Morro
Farol do Morro: vale a pena subir no mirante para ver as belezas da ilha do alto
morro de sao paulo - bahia - Igreja
Igreja de Nossa Senhora da Luz: nome da padroeira da ilha Morro de São Paulo

 

10. Doces e coquetéis vendidos na vila

Quem passa pela vila sempre dá de cara com pessoas vendendo coquetéis e doces no meio da rua. São brigadeiros, beijinhos, cocadas e até tortas de chocolate e outros sabores. Os drinks são variados e muitos deles servidos em frutas adaptados como canecas – entre elas cacau, abacaxi e coco. “Capeta”, “Príncipe Maluco”, “Caipirinha” e “Coquetel de Frutas” são algumas das bebidas mais populares que têm como ingredientes frutas da estação, vodka, aguardente e leite condensado. 

morro de sao paulo - bahia - drinks
Barraquinhas com grande diversidade de drinks atraem visitantes

 

 

11. Artesanatos, biquínis e lembrancinhas

Não vale ir a Morro de São Paulo e não levar nada de lembrança. Por isso, a melhor opção é passar em uma das dezenas de lojinhas que a vila possui, sobretudo entre a praça principal e a Primeira Praia.

morro de sao paulo - bahia
Praça principal de Morro de São Paulo
morro de sao paulo - bahia - Lojinhas
Morro tem muitas lojinhas de souvenir

 

Mais sobre Morro de São Paulo »

Como chegar

De avião: 25 minutos a partir de Salvador com a empresa Addey
De barco + ônibus:
Uma ótima opção é o chamado Meio Terrestre, oferecido pela empresa Cassi Turismo. Você pega uma embarcação em Salvador, desce na Ilha de Itaparica, segue de ônibus até Valença e lá pega outra embarcação até Morro. O tempo total de deslocamento é de aproximadamente 3 horas.

Onde se hospedar

A ilha oferece muitas opções de hospedagem, listamos algumas abaixo.
Pousada Bahia Dez
Pousada Villa dos Corais
Hotel Vila dos Orixás 
Hotel Porto do Zimbo
Hotel Pousada Natureza 
Pousada Vila dos Grafites 
Pousada Bahia Bacana
Vista Bela Pousada
Solar das Artes Pousada Boutique

 

Gabriel Carvalho é jornalista, publicitário, especialista em redes sociais e editor-chefe do portal São João na Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários sobre “11 dicas para curtir Morro de São Paulo, na Bahia”

  1. Boa materia, agregaria algumas dicas como dizer que Pulsar não é a unica balada da ilha, tendo a Toca, o Teatro, as pool party, as festas do barco, o Luau e o Funny a mesma importancia.
    Enquanto a passeios, é muito popular passar o dia na praia de Garapuá e suas piscinas e a nova opção do passeio Mangue Riders.
    Moro no Morro há 25 anos
    Muito obrigado e parabéns de novo