11 praias para mergulhar no litoral de Alagoas

Por Tina Magalhães

30 dez, 2016

Destino certo para quem quer ver de perto algumas das praias mais bonitas do Brasil, o Estado de Alagoas tem 230 km de litoral. As belezas se espalham de norte a sul: praias de mar azul-esverdeado com piscinas naturais, coqueirais, falésias, lagoas e dunas fazem parte de um cenário cobiçado por viajantes de todo o mundo. Não faltam motivos para você explorar as praias de Alagoas em sua próxima viagem, confira nossa sugestão de roteiro para mergulhar no litoral alagoano.

amor de verao - jericoacoara Veja também: 11 paisagens sonoras para um amor de verão

 

01. Maceió

Comece seu roteiro por Maceió e depois siga conhecendo as encantadoras paisagens dos litorais norte e sul. A capital de Alagoas possui uma enseada de 15 praias urbanas emolduradas por coqueiros. As piscinas naturais, localizadas a 2km da orla, são o cartão postal da cidade.

Piscinas naturais são a marca das praias de Maceió | Setur/divulgação
Piscinas naturais são a marca das praias de Maceió | Setur/divulgação


Litoral norte

Conhecido como Costa dos Corais, o litoral norte de Alagoas tem cenários com coqueirais e praias recortadas por enseadas. Além do mar calmo e azul-turquesa, a região se destaca pelas cobiçadas e requintadas pousadas de charme: um luxo à beira-mar.


02. Carro Quebrado

A praia de Carro Quebrado tem como principal característica as falésias de areias coloridas. Na maré baixa, é possível chegar lá a pé a partir da praia de Barra de Santo Antônio: uma caminhada por cenários indescritíveis.

Carro Quebrado e suas falésias | divulgação/Setur
Carro Quebrado e suas falésias | divulgação/Setur

03. São Miguel dos Milagres

Localizado a cerca de 100 km de Maceió, o município alagoano se tornou um dos destinos mais badalados do verão brasileiro. E não é para menos: coqueiros, manguezais e recifes de corais fazem parte da paisagem desse paraíso. Outro atrativo são as charmosas pousadas de charme. Não deixe de fazer o passeio de jangada e mergulhar nas piscinas naturais de águas cristalinas, imperdível.

As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, em Alagoas | Tina Magalhães
As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, em Alagoas | Tina Magalhães
Pousadas de charme também atraem turistas para o litoral norte de Alagoas | Tina Magalhães
Pousadas de charme também atraem turistas para o litoral norte de Alagoas | Tina Magalhães

04. Porto de Pedras

O município de Porto de Pedras tem praias belíssimas como Patacho, Tatuamunha e Crôa do Tubarão, além de pousadas e de uma gastronomia que fazem o visitante nunca mais querer sair de lá. Entre caminhadas e mergulhos nas piscinas naturais, faça um passeio de barco pelo rio Tatuamunha para conhecer o Santuário Peixe-Boi Marinho.

Barreiras do Boqueirão em Japaratinga com o farol de Porto de Pedras ao fundo | Sergio Fecuri/divulgação
Barreiras do Boqueirão em Japaratinga com o farol de Porto de Pedras ao fundo | Sergio Fecuri/divulgação

05. Japaratinga

Depois de passar pelas praias de Porto de Pedras, embarque em uma balsa para atravessar o rio Manguaba e chegar a Japaratinga. Localizado entre Maceió e Recife, o município tem cinco praias espalhadas por 15 km de litoral e faz parte da chamada Rota Ecológica.

Cenários de Japaratinga: município tem 15 km de litoral | divulgação/Setur
Cenários de Japaratinga: município tem 15 km de litoral | divulgação/Setur

06. Maragogi

Localizada na divisa de Alagoas com Pernambuco, a cidade de Maragogi, a 130 km de Maceió, é um dos destinos do litoral mais visitados no Estado. E os motivos são muitos: a vila de pescadores ostenta praias de águas transparentes e cercadas de coqueirais e ainda sedia anualmente o Festival da Lagosta. Mas a grande atração do lugar é o passeio de barco até as galés – as piscinas naturais mais famosas de Alagoas, a 6 km da costa. O programa é ideal para amantes do mergulho. A região oferece ainda uma infraestutura com diversas opções de hospedagem e ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.

praias litoral alagoas
As famosas galés: piscinas naturais de Maragogi | Jannyne Barbosa/divulgação

 

RetirinhoAracatiCeara-alexuchoa    Roteiro sugerido » 11 praias para se encantar com o litoral do Ceará

 

 

Litoral Sul

Além das belas praias, o litoral sul alagoano também se destaca por paisagens selvagens com mangues, lagoas e rios.

07. Praia do Francês

É no município de Marechal Deodoro – que já foi capital de Alagoas, que fica a conhecida praia do Francês. Localizada a cerca de 20 km de Maceió, a praia é dividida por uma barreira de recifes: de um lado atrai quem busca por águas calmas e do outro os amantes do surf – e é considerara um dos melhores pontos do litoral alagoano para a prática do esporte.

praias litoral Alagoas
Praia do Francês fica a 20 km de Maceió | divulgação/Setur

08. Barra de São Miguel

Seguindo pelo litoral sul, a 34 km de Maceió, a Barra de São Miguel encanta com seus 14 km de litoral. Praias de águas cristalinas, rios, mangues, pequenas ilhas e barreiras de corais são alguns dos atrativos do lugar. Além da deliciosa gastronomia, faça um passeio de barco para conhecer melhor os belos cenários da região.

praias litoral Alagoas
Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas | Jannyne Barbosa/divulgação

09. Praia do Gunga

A linda praia do Gunga, no município de Roteiro, é uma ponta de areia branca cheia de coqueiros, exatamente no encontro do mar com o rio São Miguel. Não deixe de fazer um passeio de buggy para conhecer de perto as belezas naturais da região e de mergulhar nas águas doces da lagoa do Roteiro. É para guardar na memória.

Praia do Gunga é um dos cenários mais bonitos do litoral alagoano | Luiz Eduardo Vaz/divulgação
Praia do Gunga é um dos cenários mais bonitos do litoral alagoano | Luiz Eduardo Vaz/divulgação

10. Jequiá da Praia

Jequiá da Praia, município do litoral sul a 65 km de Maceió, surpreende pelos cenários que reúnem praias de águas cristalinas, mangue, lagoas e o rio Jequiá, que desemboca no mar. Destaque para as praias de Jacarecica do Sul – contornada por falésias de até 30 metros de altura – e Pituba, ainda pouco conhecidas pelos turistas. Delícias da culinárias local também fazem parte dos atrativos da região.

Município de Jequia da Praia: praias de águas cristalinas, mangue, falésias e lagoas | divulgação/Setur
Município de Jequia da Praia: praias de águas cristalinas, mangue, falésias e lagoas | divulgação/Setur

11. Coruripe

Com atrativos como praias e lagoas, o município de Coruripe, a 96 km de Maceió, e recheado de belezas naturais. A exuberante praia Pontal de Coruripe oferece aos visitantes bons restaurantes e pousadas. Não deixe de conhecer o lindo artesanato local, feito da palha de ouricuri.

A beleza de Pontal de Coruripe: um dos destinos do litoral alagoano | divulgação/Setur
A beleza de Pontal de Coruripe: um dos destinos do litoral alagoano | divulgação/Setur

 

Alagoas     Alagoas: veja mais roteiros »

 

 

Veja mais roteiros no Nordeste »

Vai para Alagoas? Veja ofertas de hotéis »

 

27 respostas para “11 praias para mergulhar no litoral de Alagoas”

  1. Nosso país eh mesmo fantástico, só falta fazermos uma faxina na política, tirando os maus políticos e seremos melhores ainda..o litoral nordeste eh maravilhoso!!

  2. Ao mesmo tempo, deveria ser informado que todas as praias da capital são IMPRÓPRIAS P/ BANHO.

  3. Estive em Maragogi e Japaratinga em Ago/14.
    Não consegui conhecer Maragogi devido a chatice dos vendedores de passeios, que não deixam os turistas em paz..
    Qto a Japaratinga, é uma praia lindíssima! Estava deserta qdo fui, não tendo inclusive nenhum quiosque.
    Volto fácil pra lá…

  4. Morei em MCZ e conheci todas estas praias da reportagem, e acrescento que as fotos não conseguem revelar quase nada de tanta beleza que existe neste litoral exuberante que é o alagoano. Porém, faltou a menção de um dos pontos de maior atração do litoral de Alagoas que é a foz do Rio São Francisco que fica no município de Piaçabuçu (140Km da capital), divisa com SE. Fica mais esta dica…

  5. Estou longe da terrinha ha quase dois anos… A China eh boa, mas nada como o ceu, o sol e o sal de Maceio. Como canta Djavan “Alagoas, voce me deu liberdade pro meu destino escolher e quando sentir saudades poder chorar por voce, nao ver minha terra mae estou a me lamentar…”

  6. Em junho 2013 fiquei uma semana em Maceió não consegui ver nem a metade dos lugares, realmente os vendedores de passeio querem te levar em lugares convenientes a eles e não do turista, pretendo voltar breve.

  7. Em junho 2013 fiquei uma semana em Maceió. não consegui ver nem a metade dos lugares, realmente os vendedores de passeio querem te levar em lugares convenientes a eles e não ao turista, pretendo voltar breve.

  8. Atualmente estou morando próximo a Coruripe, conheci todas a praias e realmente são belas praias. Como disse o Romildo, realmente faltou a Foz do Rio São Francisco que da para chegar pela Praia de Pontal do Peba 25km pela areia de carro 4×4 ou Bugue ou embarcação que sai de Piaçabuçu, lindo demais…Fica a dica..

  9. boa noite
    gostaria de saber sobre o mês de setembro em Maragogi, como fica o clima, se tem chuva ou algo do tipo, sobre os passeios e o q mais puderem ajudar. obrigada!

Dicas e Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *