Roteiro histórico por Brasília passa pelas obras de Oscar Niemeyer

Por Joana França e Valentina Castello Branco

25 jun, 2013
JOANA FRANÇA
Congresso Nacional Brasilia
Assinado por Oscar Niemeyer, o Congresso Nacional é um dos mais importantes cartões-postais de Brasília

 

Se a ideia é reviver os tempos de JK, o Brasília Palace é sua melhor alternativa de estadia. Ainda que você não esteja hospedado aqui, todos merecem começar o dia com o café da manhã do Oscar, restaurante do hotel. Aproveite pra explorar o prédio,  decorado com móveis dessa época em que o bom gosto era o mínimo que se esperava. Pegue uma xícara de chá, sente na grama e admire a vista do lago.

Praticando a poesia, continue sua manhã pelo Palácio da Alvorada. Um longo gramado e emas pernaltas te separam da residência oficial da nossa Presidenta. As colunas desse Palácio, com P maiúsculo, que fazem referência às redes estendidas na varanda de um casarão colonial, são um dos maiores ícones de Brasília.

Palácio do Alvorada Brasilia
O Palácio da Alvorada é uma das residências oficiais da Presidência do País e uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico, projetado por Oscar Niemeyer

 

Brasilia Palace Oscar Niemeyer
Tradição: projetado por Oscar Niemeyer e fundado em 1958 pelo Presidente Juscelino Kubitschek, o hotel Brasília Palace tem dois painéis do artista plástico Athos Bulcão

 

Entendendo Brasília

Desembarcando na Praça dos Três Poderes, curta o sol, a Escala Monumental de Lucio Costa, tome um picolé, alimente os pombos, e entre nos monumentos da sua escolha. Mas não deixe de descer pelas discretas escadas do Espaço Lucio Costa, onde fica uma maquete de 179m² da cidade. É o melhor jeito de começar a entender as SQS, SHIGS, SDS, SQN, SHIN, CLN etc.

Siga para o Congresso Nacional e faça a visita guiada que te da acesso a todos os ambientes que você está acostumado a ver nos noticiários da tv.

Na pausa pro almoço e pro descanso (em Brasília ninguém está acostumado a andar tanto assim) vá ao Piantella. É possível que na mesa ao lado você encontre aquele político com quem você quer ter uma conversinha há tempos. O cafezinho e a sobremesa guarde para o Grenat, logo ao lado.

Praça dos Três Poderes - Brasilia
Escultura Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, na Praça dos Três Poderes: também conhecida como Os Dois Candangos, obra é considerada um símbolo de Brasília

 

Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, Brasília
Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes

 

Maquete de Brasília no Espaço Lúcio Costa
Maquete de Brasília no Espaço Lúcio Costa

Para uma boa dose de luxo e cultura, que é tudo o que queremos depois do almoço, siga para o Itamaraty, provavelmente o palácio mais bonito, e com a maior coleção de arte de Brasília. Já na entrada, pousado bem exibido sobre o espelho d’água, está a escultura O Meteoro, de Bruno Giorgi, que representa os continentes. Lá dentro é possível visitar os grandes salões que são nosso cartão de visita da boa recepção brasileira nas reuniões e almoços diplomáticos. A decoração conta  com o melhor que a arte da tapeçaria tem pra oferecer, além de painéis de Athos Bulcão e obras de Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins, Alfredo Volpi, Cândido Portinari e Victor Brecherer. Muitos deles ficam no jardim delicioso da cobertura, com uma vista de qualidade para a Esplanada dos Ministérios. Já pensei em constituir residência fixa lá.

Palácio do Itamaraty - Brasilia
Além da arquitetura característica das obras do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio do Itamaraty tem paisagismo assinado por Roberto Burle Marx

 

Palácio do Itamaraty Brasilia
Escultura O Meteroro, em frente ao Itamaraty

 

Continuando com os prédios mais bonitos de Brasília, vá se surpreender com a Catedral. O ateu Niemeyer deu tudo de si aqui. Amém! Uma curiosidade é que lá você provavelmente vai ver pessoas, literalmente, falando com as paredes. Não tenha medo, se aproxime dessa gente, e entenda a brincadeira.

Logo do ladinho fica o Museu da República. Faz parte dos prédios da “fase anos 2000″ do Niemeyer em Brasília. Pessoalmente não gosto, mas vale a visita pelas frequentes boas exposições e pelo espaço interior impressionante.

 

Catedral de Brasília
Catedral de Brasília, projetada por Oscar Niemeyer, com ministérios ao fundo

 

Catedral de Brasília
Interior da Catedral de Brasília

 

brasília, oscar niemeyer, museu da república
Fachada do Museu da República, assinado por Oscar Niemeyer

Como qualquer cidade tradicional, Brasília também tem sua feirinha de artesanato e alimentação, só que aqui ela reúne toda a brasilidade que veio compor a cidade. Escolha entre um acarajé baiano, uma pamonha goiana, um churrasco gaúcho e um tacacá do Pará. Ou não escolha e prove de tudo. Meu xodó é o Acarajé do Meio.

Depois corra pra pegar o pôr do sol do alto do mirante de 75 metros de altura da Torre de TV. Já ouviu falar maravilhas do céu de Brasília e do traço do arquiteto? Não precisa acreditar no Djavan. Acredita em mim e sobe lá.

Pra fechar o dia com chave de ouro e em 24 quadros por segundo, pegue uma sessão no último Cine Drive-In do Brasil, e o resto é história.

Feira de artesanato Brasília - Distrito Federal
Tradicional feira de artesanato na Torre de TV de Brasília

 

Brasilia vista do mirante
A incrível vista do mirante da Torre de TV

 

Joana França e Valentina Castello Branco escrevem sobre viagens auto indulgentes, sem pressa. São roteiros para quem quer conhecer uma cidade de maneira orgânica, se misturando a rotina local e aproveitando o melhor dela, sem obrigações com os pontos turísticos