Meu roteiro: Dicas de passeios em El Calafate, na Patagônia Argentina

Por Drica Grespan

4 dez, 2017
El Calafate - Patagônia Argentina
Glaciar Perito Moreno: o cartão-postal de El Calafate | Drica Grespan

Localizada na província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina, e próxima à fronteira com o Chile, El Calafate é passagem obrigatória para quem pretende conhecer o glaciar Perito Moreno – o principal atrativo da região. A pequena cidade é um charme e vale passar pelo menos dois dias por lá.

Viajei no mês de outubro e o clima estava super favorável – apesar do vento frio, os dias foram de sol e céu azul. É sempre bom pesquisar sobre o clima antes de visitar a Patagônia Argentina ou Chilena, pois os passeios são cancelados durante alguns meses em virtude da neve em excesso.

Para chegar a El Calafate partindo de Buenos Aires são de 3h20 de voo – ou 1h45 para quem sai de Bariloche. O aeroporto está localizado a 20km do centro e você pode utilizar o serviço de vans compartilhadas que fazem o trajeto até o hotel.

El Calafate - Patagônia Argentina
O Charmoso centrinho de El Calafate | Drica Grespan
El Calafate - Patagônia Argentina
A incrível paisagem ao redor da cidade | Drica Grespan

É possível conhecer a cidade toda a pé, há calçadas largas e passeios somente para pedestres. A avenida Libertador – a principal da cidade – é repleta de lojinhas, cafés e restaurantes. Logo pela manhã ou no início da noite o vento castiga, então a opção é correr para um local fechado.

A paisagem ao redor da cidade é deslumbrante: são montanhas geladas e bosques com pássaros exóticos como o Bandurria. Não deixe de conhecer o bar de gelo Glaciobar (ele fica no Glaciarium – museu sobre os glaciares da Patagônia) e também percorrer de bicicleta a Laguna Nimez.

El Calafate - Patagônia Argentina
Centro de El Calafate é cheio de lojinhas, cafés e restaurantes | Drica Grespan
El Calafate - Patagônia Argentina
Bandurria: pássaro exótico é comum na região | Drica Grespan

Passeios em El Calafate

A cidade oferece três opções de passeios: você pode caminhar pela passarela em frente ao glaciar Perito Moreno, fazer um trekking sobre a geleira e navegar ao encontro dos glaciares Upsala e Spegazzini. Minha opção foi pelos dois primeiros passeios.

É possível adquirir os tours pela internet antes da viagem – mas quem preferir decidir na hora o que fazer na cidade pode comprar nas agências de receptivo em El Calafate, a maioria tem loja na avenida Libertador. Os passeios incluem transfer de ida e volta do hotel ao local da atração, com um guia turístico.

Para conhecer o glaciar Perito Moreno é preciso ir ao Parque Nacional Los Glaciares. A passarela te leva até bem pertinho do glaciar, momento especial para apreciar a vista e tirar fotos. O roteiro até a passarela também pode incluir o passeio de catamarã que permite chegar bem perto do Perito Moreno. Ouvir o barulho do gelo desprendendo é emocionante. Você só consegue suspirar!

El Calafate - Patagônia Argentina
Passeio de catamarã: ótima opção para ver de perto o glaciar perito Moreno | Drica Grespan

O glaciar Perito Moreno tem uma altura de 74 metros acima do nível da água e uma profundidade de 170 metros. Possui 250 km² de superfície e 30 km de extensão, sendo a terceira maior reserva de água doce do mundo. Foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1981.

Para o minitrekking na geleira é preciso percorrer 80 km margeando o Lago Argentino, que é o maior e mais austral dos lagos patagônicos. Depois de 20min de navegação pelo Lago Rico você chega no glaciar.

Há uma cabana no local para guardar as mochilas e a comida que você deverá levar. Os sapatos do grupo são adaptados com grampos para uma maior segurança na caminhada, que é moderada e dura 1h30 – mas há opção pelo trekking de 3 horas, boa sorte!

O grupo caminha pela geleira em fila indiana sendo orientado o tempo todo pelo guia. A paisagem é incrível e há várias paradas para os cliques!

El Calafate - Patagônia Argentina
Você pode optar entre a caminhada de 1h30 ou de 3 horas | Drica Grespan
El Calafate - Patagônia Argentina
Minitrekking na geleira: programa imperdível em El Calafate | Drica Grespan
El Calafate - Patagônia Argentina
Brinde durante o percurso | Drica Grespan

Uma curiosodade: “Calafate” é o nome de uma frutinha muito comum nos arbustos da região, e que se parece com um mirtilo. Quando estiver por lá, tente experimentar as geleias de calafate ou os sorvetes feitos com a fruta. Recomendo.

El Calafate Patagônia Argentina
“Calafate”: fruta muito comum na região | Drica Grespan

 

Veja também » El Calafate: geleiras e estâncias em um mesmo destino

 

Drica Grespan tem problema de encantamento e não se contenta em guardar somente na retina tudo o que vê. Faz voo solo aos 5.0 e ama a aventura de descobrir lugares e pessoas. Para mais fotos, acesse: dricagrespan.wixsite.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário sobre “Meu roteiro: Dicas de passeios em El Calafate, na Patagônia Argentina”