St. Lawrence Market: lugar de desejos comestíveis em Toronto

Por Ethel de Paula

30 out, 2017
St-Lawrence-Market-toronto-canada
St. Lawrence Market: lugar já foi eleito pela National Geographiccomo o melhor mercado do mundo | Destination Canada

Seu desejo é uma ordem no St. Lawrence Market, o mais tradicional mercado público de Toronto, suntuosamente erguido em um prédio de 1851, onde já veio a funcionar a prefeitura e hoje se desdobra como um complexo composto por três edifícios principais: o mercado Sul, o mercado Norte e o St. Lawrence Hall.

De ponta a ponta, tudo ali atiça os sentidos, mas é o palato quem convida a desejar. Assim, resista quem puder aos perfumes das especiarias, às texturas das frutas, ao frescor orvalhado das verduras, à cornucópia de carnes, peixes e frutos do mar, à diversidade iridescente de grãos, às refinadas padarias.

Encravado no coração do centro histórico da cidade, o comestível St. Lawrence Market é promessa de plena satisfação. Seja quando, aos sábados, o mercado Norte veste-se de Farmers Market, animando o espírito do lugar com uma autêntica e tradicional feira de agricultores do sul de Ontário, que há 200 anos se reconfigura ali; seja nos demais dias da semana, quando visitantes e nativos costumam correr prioritariamente atrás daquele que é considerado o principal ícone gastronômico de Toronto: o famoso Peameal Bacon Sandwich.

Sim, um sanduíche feito das costas e não da barriga do porco, portanto menos gorduroso e de sabor mais próximo ao lombo canadense, que, misturado à mostarda produzida justo no país considerado o maior produtor e exportador do gênero no mundo, vende feito água e segue fazendo fama no topo das preferências.

St. Lawrence Market reúne sabores de todos os cantos do mundo

Do caviar à picanha brasileira. Do churrasco português à comida grega, ucraniana e paquistanesa. A volta ao mundo em incomensuráveis sabores também passa por queijos, azeites, doces, produtos em conserva e laticínios em geral. Mas, claro, passar por Toronto e não conhecer os diversos tipos de mostarda produzidas no país é uma gafe indigesta.

St. Lawrence Market - Toronto - Canadá
St. Lawrence Market conta mais de 100 lojas, com delícias do mundo inteiro | Destination Canada
St. Lawrence Market - Toronto - Canadá
Mercado tem produtos de todos os cantos do mundo | Destination Canada

Para além das lojas, o St. Lawrence também é lugar de comida pronta e feita na hora, para consumo imediato e a preços honestíssimos. No subsolo, é possível almoçar em mesas coletivas em um espaço funcional, limpo e tranquilo, sendo a opção de muitos trabalhadores do entorno. E se o dia de visita for o domingo, há ainda o que comer com os olhos: é quando diversos antiquários aportam no mercado do Norte e se acomodam na praça ao redor do edifício, expondo relíquias em forma de livros, revistas, discos e objetos de arte.

A partilha do sensível também tem lugar de honra no segundo andar do mercado: The Market Gallery abraça exposições temporárias e de temáticas diversas, explorando a história e a cultura de todo o mundo. No mesmo piso, há ainda o St. Lawrence Hall, ele também de valor arquitetônico, cultural e histórico, envolto na mesma dos idos de 1850, quando despontava como um dos principais salões de eventos voltado à alta sociedade canadense. Hoje, repaginado e igualmente suntuoso, abriga empresas de varejo e escritórios. Um lance acima, mais tradição renovada: o Great Hall, restaurado em 1967 e disponível para locação, se apresenta como espaço ideal para casamentos e outras celebrações especiais.

St. Lawrence Market - Toronto - Canadá
Passear pelo St. Lawrence Market é um programa imperdível em Toronto | destination Canada
St. Lawrence Market - Toronto - Canadá
Mercado também realiza eventos em sua área externa | divulgação

Tão irresistível e inesquecível quanto os sabores que abriga, o St. Lawrence Market não deixa que ninguém saia dali incólume, assim como torna impossível a tarefa quase arqueológica de enumerar tantas mercadorias de procedências tão diversas. Assim, mastigue-o devagar e, de preferência, reserve um dia inteiro para aquele que foi considerado em 2012 pela Revista National Geographic o melhor mercado de comida do mundo. Sua essência, aquela que desperta uma série de desejos que não podem ser desperdiçados, não tem começo nem fim. Como visitantes, nada nos resta além de satisfazer cada um deles.

 

Veja roteiros em Toronto »

 

Dicas Toronto Veja lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro em Toronto »

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *