Conheça museus para visitar em Toronto, no Canadá

10 nov, 2017
Galeria de Arte de Ontário é uma viagem pela arte do Canadá | Tina Magalhães
Galeria de Arte de Ontário é uma viagem pela arte do Canadá | Tina Magalhães

A vibrante Toronto, a maior cidade do Canadá, é internacionalmente reconhecida como um importante centro das artes. A diversidade cultural que a cidade oferece é um dos muitos atrativos para os visitantes. A capital de Ontário sedia alguns dos mais importantes museus do Canadá – um programa para viajantes de todas as idades. Selecionamos abaixo alguns que não podem ficar de fora de seu roteiro.

 

Galeria de Arte de Ontário – AGO 

Localizada na região de Chinatown, a Art Gallery of Ontario (AGO) tem mais de 80 mil obras em sua coleção. A galeria fica na Dundas Street West entre a McCaul Street e Beverley Street, uma região bastante agradável para um passeio à pé.
Da arte contemporânea à que revela a história canadense, a AGO é também um marco na arquitetura local – foi restaurada pelo canadense Frank Gehry (o mesmo arquiteto do Museu Guggenhein de Bilbao) e é considerada uma das maiores galerias de arte da América do Norte. O lugar reúne pinturas de artistas consagrados como Auguste Rodin, Claude Monet, Edgar Degas, Cézanne, Van Gogh e Picasso.

Projeto arquitetônico da AGO foi projetado pelo canadense Frank Gehry | divulgação
Projeto arquitetônico da AGO foi projetado pelo canadense Frank Gehry | divulgação
Escadas da Galeria de Arte de Ontário são uma atração à parte | Destination Canada

 

Museu Real de Ontário

Para os amantes das artes, o Royal Ontario Museum é parada obrigatória. Tendo como principal tema a história natural, o Royal Ontario é um dos maiores do Canadá: conta com mais de 6 milhões de peças e 40 galerias. Com esse tamanho, o ideal seria reservar mais de um dia para conhecer todo o local. Uma primeira ida para ver a Galeria dos Dinossauros, por exemplo, já vale a pena. Uma Galeria de Pássaros com réplicas de centenas de espécies e ovos que podem ser tocados, também deve constar no seu roteiro.

MUSEU REAL DE ONTÁRIO - Toronto
MUSEU REAL DE ONTÁRIO é uma atração para toda a família e tem desde exposições sobre fósseis até arte contemporânea | CHRISTIAN BRANDÃO
Museu Real de Ontário tem galeria dedicada aos Dinossauros | Christian Brandão

Casa Loma

Construído como um castelo neo-romântico europeu, o lugar é a atração mais visitada de Toronto depois da CN Tower. Antiga residência de um importante e rico industrial canadense, a Casa Loma é um labirinto de quartos e suítes, túneis, estábulos e torres. O castelo já foi locação de filmes como Chicago e X-Man e conta um belíssimo jardim – uma atração à parte. O programa é indicado para todas as idades e dever ser incluído em um roteiro de viagem com crianças.

Casa Loma: visitar o castelo é um programa para todas as idades | divulgação
Casa Loma: visitar o castelo é um programa para todas as idades | divulgação

 

Bata Shoe Museum

Se você tem curiosidade sobre a história dos sapatos, um museu divertido para conhecer em Toronto é o Bata Shoe Museum. Ele reúne mais de 10 mil pares, de todos os modelos e épocas – desde os egípcios, até os mais refinados de marcas como Christian Louboutin. O Bata Shoe Museum conta mais de 4.500 anos de história por meio dos sapatos, incluindo alguns usados por celebridades como Madonna, Dalai Lama e Elton John. O passeio pode ser, no mínimo, curioso!

Bata Shoe: museu tem tudo sobre a história dos sapatos | divulgação
Bata Shoe Museum - Toronto - Canadá
Bota de couro de 1796, feita para usar na chuva e na neve, então entre as peças do Bata Shoe Museum | divulgalão

 

Design Exchange

Se você gosta de design, deve conhecer o Design Exchange. Ele fica em um prédio art déco, onde antes funcionava a Bolsa de Valores de Toronto, e é o único museu do Canadá dedicado exclusivamente à busca da excelência em design. O museu conta com uma coleção permanente com mais de 600 objetos sobre história do design industrial do Canadá desde 1945 até os dias de hoje – e também realiza mostras sobre moda, artes gráficas, arquitetura e arte contemporânea.

Design Exchange - Toronto - Canadá
Design Exchange: mais de 600 objetos sobre história do design industrial do Canadá | divulgação

 

Hockey Hall of Fame

O lugar é um tributo ao esporte, considerado o mais importante do país. Para quem curte esportes, é um passeio onde se mergulha no mundo do hockey canadense para conhecer a maior coleção de objetos ligados ao tema: troféus, uniformes, tacos, estátuas em tamanho real, exposições temáticas dedicadas aos grandes atletas e, claro, informações e homenagens aos principais jogadores de hockey de todos os tempos.

Hockey Hall of Fame -Toronto - Canada
Hockey Hall of Fame é um tributo ao esporte mais amado pelos canadenses | divulgação

 

Veja mais dicas e roteiros em Toronto »

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *