Roteiro multimídia revela personagens e acontecimentos históricos de Montreal

Por Tina Magalhães

8 fev, 2017
TINA MAGALHÃES


 

Parte das comemorações dos 375 anos de Montreal, o projeto Cité Mémoire é um dos muitos atrativos da cidade durante o festivo ano de 2017 em todo o Canadá – que este ano celebra seu 150º aniversário.

É na região histórica, a chamada Old Montreal, que se concentram as projeções multimídia, inspiradas em personagens e em acontecimentos que marcaram a história da cidade.

Criação poética inspirada na história de Montreal

A iniciativa começou em 2016 e este ano enfeita a cidade com um total de 24 trabalhos em um projeto que envolveu a participação de diversos artistas canadenses ligados ao audiovisual.

Foram três anos de captação das imagens, que são projetadas em fachadas comuns, prédios históricos, árvores e ruelas, criando paisagens surpreendentes.

Depois do pôr do sol

As projeções acontecem todos os dias, a partir do pôr do sol até às 23 horas. A criação do projeto é assinada pela dupla Michel Lemieux e Victor Pilon, dois dos mais importantes artistas da cena contemporânea no Canadá, com a colaboração do premiado dramaturgo Michel Marc Bouchard.

A simples projeção das imagens já é um belo programa pra fazer em Montreal. Mas, quem quiser mergulhar mais a fundo nesse roteiro poético, pode baixar o aplicativo Montreal en Histoires, disponível para IOS e Android, e acompanhar o espetáculo audiovisual pelo smartphone com trilha sonora e contextos históricos, disponíveis em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e mandarim. Emocionante.

 

Veja também:

Conheça a simpática Montreal do alto »

Veja mais roteiros no Canadá »

 

Dicas e Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *